Uma marca histórica se aproxima, apesar da fase difícil do leão. Com 998 gols na história, o rubro-negro está perto de alcançar os 1000 gols em campeonatos brasileiros de primeira divisão.
A fase não é nada boa e o Vitória a muito tempo não sabe o que é vencer. Fazer gols também não tem sido o forte do time comandado por Jorginho, que fez mais gols que apenas 8 times no campeonato. O jogo contra o Criciúma pode ser a virada no campeonato, além de superar uma marca histórica, a dos mil gols no campeonato.
História essa que começou em 1972, ano de estréia do leão no Brasileiro. O gol inicial não saiu na primeira partida, 0x0 com o Remo na Fonte Nova, muito menos no segundo jogo (3×0 a favor do Palmeiras, que seria o campeão do ano). A história só mudaria na terceira rodada, novamente na Fonte Nova. O Santos, ainda com Pelé, não foi páreo para o Vitória, que venceu por 1×0, gol de Almiro.
Apenas 15 times alcançaram a marca histórica, sendo o São Paulo o primeiro em 2000. Entre todos, apenas Botafogo e Inter chegaram à marca com derrota. Ao Vitória, falta pouco para entrar nesse clube dos grandes times do futebol nacional.
Na foto, uma formação do Vitória dos anos ’70. Almiro, autor do gol inicial, é o quarto jogador agachado
Foto: Blog Chiquitinha Maravilha