Pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória viajou para encarar o Flamengo, buscando o triunfo para deixar a zona de rebaixamento. A partida foi disputada em um dos palcos da Copa do Mundo: a Arena Amazônia, e o resultado final foi de goleada flamenguista por 4 a 0, placar que deixa o Leão ainda mais perto do rebaixamento.
Com a derrota, o Vitória segue em 17ª lugar, com os mesmos 38 pontos. A última partida do Leão está marcada para o próximo domingo, diante do Santos, no Barradão. Para fugir do rebaixamento, o Vitória será obrigado a vencer o time da baixada santista e secar Palmeiras e Coritiba.
O JOGO
O Vitória iniciou a partida dependendo apenas de si para deixar a zona de rebaixamento, já que o Palmeiras perdia o seu jogo.
A primeira chance de perigo da partida aconteceu logo no primeiro minuto de jogo e foi para o lado do rubro-negro baiano. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Dinei, que chutou e parou em defesa de Paulo Victor. No rebote, Neto Coruja usou a mão para dominar a bola e o árbitro assinalou falta.
LESÃO! Aos seis minutos, caiu sozinho no gramado e foi substituído. Em seu lugar, entrou William Henrique. Com a entrada do meia-atacante, José Welison foi desclocado para a lateral-direita.
KADU FAZ CONTRA
Porém, aos 27 minutos, o time carioca chegou ao gol. Após cruzamento na área, Élton cabeceou forte e Gatito Fernández fez grande defesa. No rebote, o atacante flamenguista cruzou para Everton, que cabeceou – sem ângulo. Kadu tentou cortar a bola que tomava o caminho do gol, mas acabou chutando para o próprio patrimônio.
MAIS FLAMENGO
Com a vantagem no placar, o Flamengo seguia atuando de forma ofensiva, explorando as pontas e a liberdade que o centroavante flamenguista tinha dentro da área do Vitória. Aos 34 minutos, em mais um lance pelo lado do campo, Nixon cruzou para Élton, que finalizou e viu a bola tomar o caminho do travessão.
MARCINHO NO TRAVESSÃO
A melhor chance do Vitória, no primeiro tempo, aconteceu aos 39 minutos. Após bola alçada na área flamenguista, Dinei tocou – de cabeça, para o meio da área e Marcinho cabeceou para o gol. Mas a bola parou no travessão.
SEGUNDO TEMPO
Já na etapa final, Ney Franco tentou dar um gás ofensivo ao time, tirando Marcinho e o substutindo por Marcos Júnio. A substituição teve efeito logo no minuto seguinte, quando o atacante recebeu bola fora da área, driblou um defensor e chutou, mas Paulo Victor agarrou.
Pênalti? Aos 20 minutos, após cruzamento, Dinei foi derrubado dentro da área. Para o árbitro, o lance foi normal. No rebote, Marcos Júnio ainda tentou a finalização, mas o arqueiro carioca defendeu.
FLAMENGO AMPLIA
No entanto, quando o Vitória esboçava uma melhora na partida, o Flamengo voltou a marcar. Aos 24, Élton aproveitou cruzamento, em mais um lance pelo lado esquerdo, e cabeceou sem chances para Gatito.
ESCUDERO EXPULSO! Aos 28 minutos, Escudero recebeu o segundo cartão amarelo, após dividida, e deixou o campo mais cedo. Além do argentino, Dinei também recebeu amarelo e não jogará o último jogo.
3X0!
Com um a menos, o Vitória se mostrava nervoso em campo e sofreu mais uma vez. Aos 36 minutos, Everton aproveitou cruzamento e finalizou para o gol, fechando a conta.
QUATRO
No final da partida, aos 41, o Flamengo voltou a aproveitar a fragilidade do Vitória. Nixon entrou na área, sem nenhuma dificuldade, driblou Mansur e fez o gol.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X VITÓRIA
Competição: Campeonato Brasileiro – 37ª rodada
Local: Arena Amazônia, em Manaus (AM)
Data e Hora: 29 de novembro de 2014, às 20h (horário de Salvador)
Arbitragem: Elmo Alves Rezende (GO), auxiliado por Paulo Cesar Silva Faria – MT (ASP-FIFA) e Jesmar Benedito Miranda de Paula – GO (CBF-1)
Cartões amarelos: Dinei, Escudero, William Henrique
Cartões vermelhos: Escudero
Gols: Kadu (contra), Élton, Everton e Nixon
Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Cáceres, Canteros, Márcio Araújo e Everton; Nixon e Elton. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Vitória: Júnior Fernández; Nino Paraíba, Kadu, Ednei e Richarlyson; Cáceres, Neto Coruja, José Welison, Escudero e Marcinho; Dinei. Técnico: Ney Franco