O triunfo em Porto Seguro não significou apenas uma nova era na temporada do Vitória, também garantiu a vaga antecipada do leão na Copa do Nordeste.
Com Carlos Amadeu no banco, oficialmente como interino, o Vitória venceu o Serrano por 2×1 com gols de neto Baiano e Vander e já está classificado para as quartas de final da Copa do Nordeste, mesmo que não vença seu grupo. Isso graças ao regulamento da competição.
Explicando
Para avançar na Copa do Nordeste é necessário ser campeão do seu grupo ou terminar entre os três melhores segundos colocados. Para ganhar o grupo, o leão precisa de um empate em dois jogos, ou ainda que o América de Natal não vença as duas.
Porém, mesmo que não vença a chave, o Vitória já está garantido ao menos no critério dos três melhores vice-campeões. No Grupo C, o segundo colocado terá necessariamente menos pontos que o leão. Náutico e Moto Club só chegam aos 11 pontos, abaixo do Vitória. O Salgueiro ainda pode chegar aos 12, mas com essa pontuação ele ganharia o grupo. No Grupo E, o CRB é o atual vice e alcança como máximo os 10 pontos, ficando abaixo do Vitória. Somente os classificados nos grupos B e D podem chegar aos 12 pontos e terminar em 2º nos seus grupos. Nesse cenário, o Vitória entra como um dos três melhores e avança.
Vaga garantida, a próxima missão do time é passar da fase de quartas de final, onde caiu tragicamente em 2013 e 2014. Primeira grande missão dessa longa e árdua temporada 2015.
Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Vitória