Além do caso da Tintas Iquine, a divulgação da lista de sócios do Vitória na última segunda-feira (29) revelou que a maioria dos conselheiros do clube não são sócios SMV.
De acordo com o estatuto do Vitória, o membro do Conselho Deliberativo não precisa ser sócio, basta pagar a jóia e as mensalidades e ter mais de 18 anos.
O Conselho é dividido em quatro categorias: Natos, Beneméritos, Efetivos e Suplentes.
Conselheiro Nato
A primeira categoria é composto pelos ex-presidentes do clube. Dentre os conselheiros, somente Carlos Falcão, Raimundo Viana e Silvoney Sales são sócios.
Pela proposta do novo estatuto aprovado na última AGE, para o sócio votar seriam necessários 18 meses e para ser votado 60 meses.
Diante disso, somente Carlos Falcão poderia ser candidato já que possui 119 meses de associado. Já o atual presidente Raimundo Viana poderia votar no final do ano, já que 12 meses de sócios.
Conselheiro Beneméritos
Essa categoria são os associados portador de título concedido pela Assembléia Geral, por proposta do Conselho Diretor em virtude de serviços prestados ao Vitória.
Nove torcedores estão nessa categoria. Apenas Agenor Gordilho tem SMV e poderá votar no final do ano, já que tem 9 meses de associação.
Conselheiros Efetivos
É maioria da categoria. Dos todos foram eleitos juntamente com o presidente Carlos Falcão no final de 2013. Dos 232 conselheiros, 119 não são sócios.
Conselheiros Suplentes
É a menor das categorias. Dos 115 que a compõe, 46 não são sócios.
Com a proximidade da eleições, é possível que teremos uma renovação no quadro de conselheiros efetivos e suplentes, já que os natos e beneméritos não perdem o posto.