O Vitória dará o pontapé inicial da sua 35ª participação no Campeonato Brasileiro da primeira divisão neste domingo (15), diante do Santa Cruz, no estádio do Arruda, em Recife.
Marcado para o horário alternativo das 11 horas, a partida desconsidera o sol escaldante do Recife. No entanto, a previsão do tempo prevê tempo fechado e média de 29º na hora do jogo.
O clássico nordestino reúne, além da já conhecida rivalidade entre baianos e pernambucanos, dois times que subiram juntos da segundona na temporada anterior e sagraram-se campeões estaduais em 2016. Destaque para o Santinha que também conquistou o Campeonato do Nordeste neste primeiro semestre.
O Jogo
Há duas semanas jogando consecutivamente entre quartas e domingos, a equipe do técnico Vágner Mancini perdeu alguns atletas importantes para essa estréia, como o atacante Marinho e o volante Willian Farias.
Por outro lado, o treinador vai contar com o retorno do goleiro titular da equipe, Fernando Miguel, que retorna de contusão. Foram 20 jogadores convocados, incluindo Tiago Real e Marcelo, que devem, respectivamente, substituir os ausentes.
Já o tricolor do Recife também sofre com a frequência dos jogos e tem três desfalques confirmados, todos no meio-campo, João Paulo, Lelê e Leandrinho.
O técnico Milton Mendes fez mistérios nos treinos, mas a única dúvida que lhe resta é entre escalar o atacante Wallyson em posição mais recuada ou promover a estréia do recém-contratado Fernando Gabriel.
Números
Santa Cruz e Vitória já se enfrentaram 11 vezes pela Série A do Brasileirão. O rubro-negro leva a melhor no histórico dos confrontos, com 4 vitórias e 2 derrotas. Os outros 5 jogos terminaram empatados.
Na última temporada, pela Série B, os dois se encontraram em duas oportunidades, sendo um triunfo do Leão no Barradão, por 2×1, e o troco do Coral, no Arruda, por 3×1, no jogo derradeiro da Segundona, quando os dois comemoraram juntos o acesso, sendo o Santinha se sagrando vice-campeão e o Vitória logo em seguida, na terceira posição.
Ficha Técnica:
Santa Cruz x Vitória
Campeonato Brasileiro – 1ª Rodada
➡ Data: Domingo, 15 de maio, às 11h
➡ Local: Estádio do Arruda, no Recife-PE
➡ Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (PB), assistido por Fabio Pereira (TO) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
➡ Vitória: Fernando Miguel; José Welison, Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo, Leandro Domingues e Tiago Real; Vander e Kieza.
➡ Santa Cruz: Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Wellington Cézar, Uillian Correia e Fernando Gabriel (Wallyson); Keno, Grafite e Arthur.
É parece que se Mancini não melhor escalar e Vovô Mundico não contratar: o Rei Leão do Nordestão vai sambar! Pois do jeito que está… Contratam Kanu para deixar ele no banco? Será que vamos nesta Série A sofrer tanto? Eu falei aqui: 3-5-2 é o melhor esquema com o que temos e vou repetir: se o Vitória não for humilde e realista vai cair! Eu iria com Victor Ramos, Ramon e Kanu;Diego Renan, Amaral, Marcelo,Tiago Real e Euller; Marinho e Kieza: contra o Corinthians, pois só com dois zagueiros e José Welerdison improvisado na direita tá uma tristeza! E contratem urgentemente um camisa 10 ée um goleiro: e negociem Falhando Miguel pois quase toda bola no gol é pra consagrar os artilheiros! Querem mais sócios? Ganhe de meio a zero do Corinthians e contratem jogadores pra melhorar este troço. Eu prefiro cair do que ver o rival nos chamando de camisa lisa e a maioria do Vitória omissa quanto ao que ter que ser mesmo a Nossa Obsessão: o Título da Copa da Brasil 2016 para o Rei Leão do Nordestão, nem que pra isso jogue a Série B em 2017 – mas o Título da Copa do Brasil encheria de orgulho nossa torcida e nosso escrete!