Uma curiosa estatística cerca o Vitória nesse brasileiro 2016: é o time que mais começa perdendo entre todos os 20 participantes do campeonato. Nos 15 jogos disputados, em 12 o leão começou levando 1×0.
Em apenas dois jogos no campeonato inteiro o Vitória começou na frente, mesmo número da Chapecoense. Próximo dos dois, só a dupla mineira Cruzeiro e América: cada um só conseguiu começar vencendo quatro partidas. E o detalhe importante é que todos os três abriram o placar contra o leão no Campeonato Brasileiro
Coisas boas e ruins
Claro, uma estatística dessas tem pontos bons e ruins. De negativo, mostra uma dificuldade do Vitória em controlar a partida desde o início. Tem sido frequente o time começar desligado para só começar a jogar bem após sofrer o 1×0. E muitas vezes a reação acaba não vindo
Um ponto positivo bastante óbvio é a capacidade de reação do time, que consegue voltar para a partida mesmo estando atrás do placar. O leão não desanima. Nos 12 jogos que começou atrás, o Vitória reagiu na maioria e conseguiu pontuar. Sao duas vitórias de virada, contra Corinthians e Sport. Em outros seis jogos, o time conseguiu o empate: América, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Ponte Preta e Atlético-PR. Contra São Paulo, Flamengo, Santa Cruz e Chapecoense nao teve jeito. Contra os catarinenses o rubro-negro até conseguiu um empate momentaneo, mas não adiantou de nada no final.
Quando começa vencendo, o leão não perdoa. É verdade que foram só dois jogos assim, contra a dupla gaúcha Internacional e Grêmio, mas em ambos o Vitória não vacilou e garantiu os pontos.
Classificação
Se a gente imaginar o brasileirão como os babas da escola (aqueles com a regra bem simples: um gol e acaba. Zero a zero é bola fora e saem os dois), o leão estaria em último, com apenas sete pontos. O empate foi contra o Fluminense no Barradao. Teve bola fora e saíram os dois com um ponto cada.
Do outro lado, liderança disparada do Palmeiras. Dos 15 jogos, os paulistas saíram na frente 13 vezes. Em segundo, o Atlético Mineiro com 11. O Vitória é o time que mais recupera pontos após sair atrás, são 12. Atlético Mineiro e Sport os que menos conseguem manter as vantagens: perderam 10 pontos em jogos que abriram o placar.
Classificação:
Palmeiras – 39
Atlético-MG – 33
Grêmio – 31
São Paulo – 27
Corinthians – 27
Ponte Preta – 25
Atlético-PR – 25
Sport – 25
Flamengo – 24
Internacional – 22
Coritiba – 21
Santa Cruz – 21
Figueirense – 21
Fluminense- 21
Santos – 18
Botafogo – 17
Cruzeiro – 12
América-MG – 12
Chapecoense – 9
Vitória – 7