O Vitória não sabe se disputará a Série A ou a Série B em 2017, mas disputará um título de importância na área de gestão. A Ambev, responsável pelo programa “Por um Futebol Melhor”, lançou o prêmio “Gestão de Campeão”, que irá premiar o clube da Série A ou da Série B que fechar o ano com a melhor administração.
O lançamento do prêmio aconteceu em São Paulo e o rubro-negro foi representado pelo vice-presidente Manoel Matos. No evento, foram entregue uma cartilha com os detalhes dos critérios de avaliação dos clubes, uma espécie de “manual gerencial e operacional” de um clube de futebol. Por exemplo: será feito monitoramento das contas de água e energia elétrica dos clubes, além de gastos com combustível e fretamento de veículos.
Os clubes serão avaliados em quatro sessões. Em janeiro, haverá uma sessão de orientação. As outras acontecerá em maio, setembro e janeiro de 2018. A premiação não será em dinheiro. Um dos prêmios são bolsas de estudo na FIA (Faculdade Instituto de Administração) para o clube campeão.
Os critérios avaliados serão: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base, Sócio Torcedor e Resultados. A avaliação será feita pela empresa de auditoria Ernst & Young.
O Vitória terá a concorrência de São Paulo, Ponte Preta, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Bahia. Esses doze clubes foram os primeiros inscritos.