Início Notícias Vazamento de lista de salários prejudica contratações do Vitória

Vazamento de lista de salários prejudica contratações do Vitória

48

O torcedor não sabia. O mais pessimista dos rubro-negros sequer imaginava. Mas um simples compartilhamento de um arquivo em .pdf acabou gerando problemas ao Vitória que ainda vão durar por um bom tempo. Em meados de julho, uma planilha com o salário dos jogadores da equipe repercutiu em grupos de WhatsApp e virou até caso de polícia. Restando poucos dias para a virada do ano, os efeitos do vazamento ainda são sentidos na Toca do Leão.

A diretoria rubro-negra reconhece publicamente que está enfrentando sérias dificuldades para sentar e negociar com jogadores para a temporada 2018. O motivo é um só: ninguém quer aceitar receber menos que determinado atleta agora que os vencimentos dos jogadores do elenco são públicos.

“Qualquer lista vazada, tanto de dispensa ou até de contratação, gera problema. Se tem uma cópia dos nomes, outro clube vê que eu estou negociando com o jogador vem e pega. Se tem uma lista de dispensa, cria um problema. Se eu chego para me reunir com um agente, ofereço X para pagar, ele diz ‘mas jogador tal X + Y e vocês estão pagando1. Não é fácil, quem está do outro lado sempre vai querer o melhor para o jogador dele”, afirma o diretor de futebol do Vitória, Erasmo Damiani, em conversa com o Arena Rubro-Negra.

Foto: Maurícia da Matta/ECV/Divulgação

O dirigente rubro-negro reconhece as dificuldades de contornar a situação e deixar claro que o problema dos vazamentos no clube está sanado. “Fica complicado, fica ruim também para o atleta porque expõe ele e o salário dele. O torcedor é passional. Se ele ver um atleta na rua, ele vai questionar. Expõe demais. Eu tenho sofrido na hora de negociar com algum jogador e esbarro no salário quando eu tento explicar aquela lista, que não está nem na nossa realidade mais. Tentamos fazer um contrato menor, uma situação diferente. É difícil, não é fácil contornar essa situação”, declarou.

Empresários ouvidos pela nossa reportagem chegaram a citar o vazamento dos documentos como um dos temas abordados nas negociações do Vitória. Representantes de atletas considerados titulares no elenco de 2017 levantaram a divulgação das planilhas como um dos entraves para negociações de renovação contratual com o clube. Todos são unânimes ao tratar do assunto: faltou ética do então ‘vazador’.

Foto: Maurícia da Matta/ECV/Divulgação

Durante reunião do conselho deliberativo na última quarta-feira (27), coube ao presidente do clube, Ricardo David, expor aos conselheiros a situação encontrada pela nova gestão ao assumir as rédeas das negociações para 2018. A situação, segundo o mandatário rubro-negro, não é das mais favoráveis. “Temos um atleta que temos todo interesse em renovar com ele. Já foram três reuniões exaustivas para renovar o contrato. O ponto que talvez não seja possível é que ele tem a informação de quanto ganham todos os atletas do Vitória. A informação que foi vazada. O empresário acha que esse atleta dele não pode ganhar menos que outro atleta. Ele tem esse nome. A negociação nossa vai, vai, vai, e ele diz que não é possível que fulano ganhe menos que fulano”, disse David, praticamente descartando o referido jogador nos planos para a próxima temporada.

Com ou sem reforços, o Vitória se reapresenta para iniciar a pré-temporada no dia 3 de janeiro de 2018. Para o ano seguinte, o rubro-negro tenta se reerguer da sucessão de trapalhadas da gestão passada. O presidente alertou ainda, em polêmica declaração, que poucos jogadores podem desembarcar no clube diante da situação financeira do Vitória para o ano que vem. “A gente vai mostrar números que, se eu fosse jogador de futebol, eu pensaria duas vezes antes de vir para o Vitória. É importante para mostrar como isso interfere na mesa de negociação. Interfere mesmo, a gente está sentindo isso”, declarou Ricardo David aos conselheiros.


Deixe sua opinião