Na tarde deste domingo (25), o Vitória empatou sem gols com o Grêmio em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o empate em 0 a 0, o Vitória segue em 19º lugar e vai dar adeus à Série A. O Leão fica com 37 pontos e poderá chegar até 40. Ainda sem jogar na 37ª rodada, a Chapecoense é o primeiro time fora da zona de rebaixamento e também tem 40 pontos – mas com nove gols a mais de saldo.
O JOGO
Precisando do resultado positivo a qualquer custo para ir à última rodada com chances de fugir do rebaixamento, o Vitória entrou em campo buscando pressionar o time gremista com uma formação composta por quatro jogadores de ataque. Luan foi a surpresa da equipe entre os titulares.
Com o passar do tempo, o Grêmio tomou conta da posse de bola e criou as primeiras chances claras de gol da partida. Aos 12 minutos, Everton apareceu na frente de João Guilherme e finalizou – mas parou em boa defesa do goleiro rubro-negro
Aos 13 minutos, o time gaúcho acertou a trave do Vitória com uma cabeçada de Cícero após cobrança de escanteio.
A primeira finalização efetiva do Rubro-negro na partida aconteceu somente aos 31 minutos. Em jogada tramada por Lucas Fernandes, a bola foi passada para Léo Ceará. Perto da grande área, ele chutou forte, mas errou o alvo.
Antes do intervalo, aos 40, o Grêmio voltou a incomodar com uma finalização forte feita por Léo Moura, que parou em Lucas Ribeiro antes de tomar a direção do gol. Em resposta, o Leão deu trabalho para a defesa gremista em um lance criado pelo lado direito. A bola foi cruzada por Lucas Fernandes, mas Geromel salvou o time visitante com um corte de cabeça.
SEGUNDO TEMPO
Já na segunda etapa, o Grêmio voltou a ser o primeiro time a levar perigo. Em lances consecutivos aos 11 minutos, o goleiro João Gabriel precisou fazer duas grandes intervenções que evitaram o que seriam gols do adversário.
Em lance individual pelo lado esquerdo da grande área, Everton acertou forte chute e voltou a parar em João Gabriel.
Já o primeiro grande lance do Vitória na segunda etapa aconteceu também em um lance individual. Léo Ceará recebeu passe na grande área. Mesmo entre dois zagueiros, ele virou e acertou um lindo chute de perna esquerda. O goleiro Paulo Victor fez grande defesa e evitou o gol.
Com o passar do tempo, a partida ganhava clima de nervosismo e apreensão dentro de campo e nas arquibancadas do Barradão. O empate praticamente já deixava o Rubro-negro como rebaixado.
Na reta final da partida, o Grêmio seguia buscando o ataque, enquanto o Vitória apostava em contra-ataques com velocidade. Luan foi a principal arma ofensiva do Leão durante o jogo inteiro.
Nos últimos lances, foi o time gaúcho quem atacou novamente e acertou a trave nos acréscimos, Everton. O empate sem gols pode rebaixar o Leão ainda nesta rodada.