O Vitória já planeja aproveitar a pausa da Copa América, que acontece em junho, para realizar uma nova pré-temporada. O principal motivo é a chegada de Cláudio Tencati como treinador. Após quatro meses no comando de Marcelo Chamusca, a equipe só acumulou resultados negativos e eliminações. Foram fracassos e pouco futebol tanto na disputa do Campeonato Baiano como na Copa Nordeste.
Foram dois resultados que marcaram este início de 2019 para o Vitória. No Campeonato Baiano, a equipe perdeu por 2 a 0 para o Fluminense de Feira e acabou eliminado ainda na fase de grupos. Foram apenas 13 pontos conquistados e uma vitória a menos que o Vitória da Conquista, que ficou com a vaga. A campanha ruim, com 38% de aproveitamento em 15 partidas, foi o suficiente para a demissão de Marcelo Chamusca. (Veja mais em: https://www.gazetaesportiva.com/campeonatos/baiano/)
Cláudio Tencati chegou como esperança e até conseguiu bons resultados no início. Porém, no dia 9 de abril, o Vitória acabou goleado por 4 a 0 pelo Fortaleza e deu adeus para a disputa da Copa Nordeste. Foi o suficiente para a diretoria enxergar que a preparação em janeiro não foi suficiente para montar um elenco forte e capaz de disputar a Série B. O objetivo da equipe, desde o começo, sempre foi o retorno para a elite do Brasileirão.
A esperança é que o Vitória saiba utilizar o calendário mais folgado para a disputa do resto da temporada. Além do mês de abril quase todo, o treinador Tencati deve também utilizar o mês de junho para uma nova pré-temporada. Com a Seleção Brasileira disputando a Copa América, todos os torneios nacionais vão ficar suspensos. É a oportunidade ideal para encaixar os possíveis reforços. (Veja mais em: http://www.ecvitoria.com.br/noticias_futebol/)
Torcendo na Copa América
Não só os jogadores do Vitória vão ter um descanso durante o mês de junho, mas também a torcida. As atenções vão ficar com a Seleção Brasileira durante a Copa América. A equipe comandada por Tite será o foco na disputa pelo título continental, principalmente pelo favoritismo de jogar em casa. No dia 24 de abril, o Brasil chega com 42,2% de chance de título contra Argentina e Uruguai. (Veja mais em: https://www.betfair.com/br)
A Seleção poderá contar com todo o apoio da torcida, principalmente no dia 18 de junho, contra a Venezuela na Arena Salvador. Será o segundo jogo da equipe pelo Grupo A, que conta também com Bolívia e Peru. A expectativa é que os jogadores de Tite consigam a classificação paras as quartas com alguma facilidade. Porém, toda a atenção será necessária, principalmente pela pressão de jogar em casa. (Veja mais em: http://copaamerica.com/pt/grupos/)
Depois do mês de julho, quando terminar a Copa América, os torcedores vão poder focar totalmente no Vitória. A disputa na Série B não será fácil, e vai depender muito do trabalho durante a folga do time no meio da temporada. O sonho de retornar para a Série A, após o rebaixamento no ano passado, continua forte. Os resultados nos primeiros meses podem servir com uma boa lição para a reta final.