Chega o fim mais uma década. Década que começou com um domínio absoluto do Vitória no clássico estadual, mas termina de maneira melancólica para o Leão, que acumula 12 jogos sem vencer. Para espantar a má fase e relembrar os bons tempos, vamos conferir as melhores vitórias do rubro-negro baiano em clássicos Ba-Vi nessa década (de 2010 a 2019). Confira!
2010: Bahia 1×5 Vitória – Copa do Nordeste
Um jogo pouco prestigiado, mas com um resultado muito importante para a campanha que resultou na conquista da Copa do Nordeste 2010 pelo Vitória. O rubro-negro goleou o rival por 5×1, em Pituaçu, com direito a um golaço de bicicleta do meia-atacante Lenílson.
Escalação do Leão: Vinícius; Jonas, Vilson (Anderson Martins), Gabriel Paulista e Rafael Cruz; Ricardo Conceição, Fernando, Evandro (Renato) e Renan Oliveira; Schwenck e Jacson (Lenílson). Técnico: Flávio Tanajura
Gols do jogo: Vilson, Fernando, Renan, Lenílson e Renato (VIT); Bebeto (BAH).
2012: Vitória 3×2 Bahia – Campeonato Baiano
Ainda na primeira fase do Baianão 2012, o Vitória venceu o rival em um dos clássicos mais emocionantes da década. O Leão abriu 2×0 com menos de 10 minutos de jogo, mas viu o Bahia empatar ainda na primeira etapa. O gol da vitória saiu nos acréscimos do 1º tempo.
Escalação do Leão: Renan; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Mansur; Michel (Rodrigo Mancha), Uelliton, Pedro Ken e Geovanni; Marquinhos (Rildo) e Neto Baiano (Dinei). Técnico: Toninho Cerezo.
Gols do jogo: Gabriel Paulista, Neto Baiano e Geovanni (VIT); Souza e Gabriel (BAH).
2013: Bahia 1×5 Vitória – Campeonato Baiano
Na reinauguração da Fonte Nova após a reforma, um passeio rubro-negro. Goleada por 5 a 1 em um dos clássicos Ba-Vi mais marcantes da década.
Escalação do Leão: Deola; Nino Paraíbva, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Mansur; Michel (Edson Magal), Luís Alberto, Renato Cajá (Marquinhos) e Escudero; Maxi Biancucchi (Vander) e Dinei. Técnico: Caio Júnior.
Gols do jogo: Renato Cajá, Maxi Biancucchi, Michel, Vander e Escudero (VIT) / Zé Roberto (BAH).
2013: Bahia 3×7 Vitória – Campeonato Baiano
Quem esperava outra goleada no mesmo ano de 2013? O Leão massacrou de vez o rival no jogo que foi marcado pelos quatro gols do atacante Dinei. Ê saudade…
Escalação do Leão: Deola; Gabriel Paulista, Victor Ramos, Fabrício e Mansur (Danilo Tarracha); Michel, Luís Cáceres, Renato Cajá (Vander) e Escudero; Maxi Biancucchi (Marquinhos) e Dinei. Técnico: Caio Júnior.
Gols do jogo: Dinei 4x, Maxi Biancucchi, Fabrício e Gabriel Paulista (VIT) / Fernandão 2x e Adriano Michael Jackson.
2015: Vitória 4×1 Bahia – Brasileirão Série B
O início de 2015 não foi nada fácil para o Vitória, então esse grande resultado no clássico Ba-Vi foi uma virada que levou ao acesso rubro-negro. No jogo, um passeio com direito a golaços de Robert e Rogério
Escalação do Leão: Fernando Miguel; Diogo Mateus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Marcelo (Amaral), Pedro Ken, Flávio (Rogério) e Escudero; Rhayner e Elton (Robert). Técnico: Vagner Mancini.
Gols do jogo: Guilherme Mattis, Escudero, Rogério e Robert (VIT) / Maxi Biancucchi (BAH).
2015: Bahia 1×3 Vitória – Brasileirão Série B
Levar gol com 15 segundos de jogo é sinônimo de derrota histórica? Não para o Vitória em 2015. O Leão virou o jogo contra o rival em plena Fonte Nova e mostrou a força da equipe que conquistou o acesso naquele ano.
Escalação do Leão: Gatito Fernández; Diogo Mateus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Pedro Ken (Flávio), Rhayner (David) e Escudero (Jorge Wagner); Vander e Elton. Técnico: Vagner Mancini.
Gols do jogo: Escudero, Rhayner e Diego Renan (VIT) / Kieza (BAH).