Início Colunas Extracampo Menos arrogância, mais futebol

Menos arrogância, mais futebol

0

O atacante Alisson Farias, do Vitória, é hoje o principal alvo das críticas de torcedores quando o assunto é desempenho em campo. Contratado em 2020 após uma boa temporada pelo CRB no ano anterior, o atleta chegou gerando expectativas e mostrando um bom futebol. Até se lesionar e, desde então, acumular uma série de apresentações limitadas, deixando a torcida insatisfeita.

Farias foi peça chave na importante vitória do rubro-negro sobre o Treze neste domingo (4), resultado que quebrou uma incômoda sequência de empates e aproximou o Leão da classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste. Ele marcou o primeiro dos três gols do Vitória no jogo e foi substituído por opção tática, após a expulsão do lateral esquerdo Pedrinho. No entanto sua atuação positiva se limitou ao gol marcado, já que, mais uma vez, o atacante teve pouca participação efetiva nas jogadas ofensivas.

Antes do início da partida torcedores dispararam críticas na internet por conta da opção do técnico Rodrigo Chagas em escalar o jogador como titular. Como resposta, Alisson comemorou o gol com ironia, levando o dedo indicador à boca fechada, o famoso gesto de silêncio – ou, mais próximo da realidade, um verdadeiro ‘calem a boca’.

Não é a primeira vez que o atleta demonstra incômodo com as críticas. No meio da semana, após mais uma apresentação ruim no empate frente ao Bahia de Feira, pelo Baianão, Alisson postou uma foto temporária em suas redes sociais com a legenda “Falem bem, falem não tão bem assim, mas falem de mim. Deus me livre cair no esquecimento, hehehe”.

Foto: Reprodução/Instagram

E também não foi a última. Após o jogo deste domingo, o jogador voltou a usar a rede social publicando a foto em que faz o gesto pedindo silêncio, com a seguinte legenda: “Já fui vaiado, já fui humilhado, já fui atacado, fui xingado, ameaçado, nunca amedrontado…❤️⚽️”. Ele limitou os comentários da publicação, deixando apenas mensagens de apoio.

Claramente Alisson Farias se deixou levar pela arrogância em vez de buscar sua redenção. Não é uma decisão assertiva. Com isso o atleta não reconhece seus erros, não aceita ser criticado por eles e se acha no direito de ironizar os críticos quando, olha só, faz aquilo que deveria fazer sempre. Falta colocar os pés no chão.

O futebol, como sabemos, é um esporte que mexe com o emocional de quem pratica e de quem acompanha. É uma missão difícil limitar os ânimos de torcedores apaixonados que, das mais diversas formas – nem sempre corretas – externam suas insatisfações com o seu time do coração e, essencialmente, com quem presta serviços para ele. Por isso jogadores precisam estar preparados para lidar com as críticas, algo que está faltando a Alisson Farias e, provavelmente, não recebe a devida importância do clube.

Cabe ao atacante pôr a sua cabeça no lugar, equilibrar seus ânimos e se concentrar em recuperar suas boas atuações. Menos arrogância e mais futebol. Ou, do contrário, vai faltar clima para sua permanência no time.

– Caberia um parêntese para falar sobre uma live feita pelo atacante Walter na última sexta (2), onde expôs descontentamentos e gerou interrogações sobre sua estadia no Vitória. Mas esse é assunto para um próximo encontro.


Deixe sua opinião