Início Matérias Vai começar a festa!

Vai começar a festa!

6

Atenção amantes do futebol estadual: Comemorem, amanhã começa o Campeonato Baiano 2012!

A 108ª edição da competição promete ser a mais acirrada de todos os tempos. A badalação que atingiu os principais times do país que sediará a próxima Copa do Mundo chegou também à Bahia, incentivando os times do interior a investir pesado em boas contratações, nomes de peso e forte preparação para o Baianão. Na capital o clima é o mesmo do interior; a dupla BaVi, com as maiores arrecadações de suas histórias, montam da melhor forma seus times em busca da reconquista da hegemonia dos títulos do estaduais.

São 12 clubes na disputa do campeonato, sendo 10 do interior e 2 da capital. Entre os 10 apenas dois campeões, os dois representantes de Feira de Santana: o Fluminense, por duas vezes (1963 e 1969) e o Bahia de Feira, atual campeão. O fato de nos últimos 10 anos dois times do interior terem levado o título pra casa (Colo-Colo campeão baiano de 2006) anima os clubes e também seus torcedores. O Fluminense, por exemplo, apostou no ídolo do Vitória Allan Dellon como principal arma, além do conhecido técnico Agnaldo Liz, campeão baiano pelo Leão em 2004 e indicação de mais um ex-Rubro-Negro envolvido no Touro, o gestor de futebol Paulo Carneiro. O conterrâneo Bahia de Feira também trouxe outro ex-jogador do Vitória, o meia Jackson. Com 38 anos, o atleta se diz ter gás suficiente para mais um ano. Outro que apostou em ex-jogadores de Bahia e Vitória foi o Juazeirense, ao contratar o atacante Fábio Saci. Entre as mais badaladas contratações dos times do interior, Saci foi o único a não ter levantado a taça de campeão.

Mas não para por aí. O Feirense resolveu não brigar mais por vaga no Jóia da Princesa e esse ano vai mandar seus jogos em Senhor do Bonfim, já que o Ipitanga, time que representava a cidade, foi rebaixado. A equipe de Feira foi muito bem recebida pelos moradores do município e já tem torcida garantida nesse Baianão. Outro que teve problemas com o mando de campo é o Atlético de Alagoinhas; o estádio da cidade, o Antônio Carneiro, conhecido como Carneirão, está em obras de revitalização e não servirá ao clube. A solução encontrada foi mandar os jogos no estádio Mariano Santana, em Serrinha, há aproximadamente 159 km de Alagoinhas. Já os times do sul do estado não passam por essa preocupação. Serrano, Vitória da Conquista e Itabuna estão prontos, assim como o Juazeiro e o Camaçari.

Na capital, Bahia e Vitória montam seus times já de olho nas competições nacionais. No tricolor a preocupação foi de manter a base de 2011 e tentar acabar com o jejum de títulos estaduais. Muitos atletas ficaram, como o goleiro Marcelo Lomba, o zagueiro Tite, o meia Lulinha e os atacantes Souza e Júnior, além do treinador, Joel Santana. Como novidades vieram os laterias Coelho e Boiadeiro e o meia Jeferson, sem contar o retorno do meia Morais, principal arma do acesso à serie A do Bahia em 2010. A diretoria do Esquadrão ainda pretende anunciar as contratações dos atacantes Ciro e Zé Roberto. No Rubro-Negro as novidades já começam pelo banco de reservas: Toninho Cerezo, que já passou pelo clube, é quem dita as regras em 2012. Segundo o treinador, a equipe deste ano terá características ofensivas e lugar para jogadores oriundos da base, como os zagueiros Dankler e Alan Henrqique que já foram integrados ao time principal. Como novidades o Vitória já trouxe o goleiro Renan, os zagueiros Rodrigo e Victor Ramos, o lateral Uéliton Saci e os volantes Robston e Michel, além de Rodrigo Mancha que fica no Leão. A diretoria Rubro-Negra ainda pretende anunciar um atacante.

A primeira rodada do Baianão 2012 é nessa quarta-feira, com todos os jogos começando às 20h30. Confira os confrontos:

Vit. da Conquista x Camaçari – Lomanto Júnior
Juazeiro x Bahia de Feira – Adauto Moraes
Fluminense x Juazeirense – Alberto Oliveira
Bahia x Atlético – Roberto Santos
Itabuna x Serrano Luiz – Viana Filho
Feirense x Vitória – Pedro Amorim

A Rede Bahia, emissora filiada a rede Globo, detêm os direitos de imagem da competição. Além dela, somente o canal em PPV Premiere FC transmitirá jogos do Baianão.

Diante de tamanha rivalidade e competitividade, o que se espera é muita festa e paz, e que vença o melhor!

Foto: Divulgação Rede Bahia


Deixe sua opinião