Início Notícias Guia PlacArena do Brasileirão Série C

Guia PlacArena do Brasileirão Série C

32

Com o início de mais um campeonato, sempre vem aquelas dúvidas no torcedor. Quem vai ser o adversário? Quem são jogadores do adversário? Quem é o craque? Com a intenção de sanar as dúvidas da nação Rubro-Negra (ou n) fizemos o nosso guia do Brasileirão Série C, a solução (im)perfeita para as suas dúvidas iniciais. Que venha a Série C e que seja um ano de VITÓRIAS!

  • Craque do time: Wallyson

Ídolo do clube, “O Mago” Wallyson é o principal jogador do clube. Aos 33 anos, o atacante tem 10 gols, em 15 jogos na temporada.

  • Jovem promessa: Kelvin

Após se destacar pelo Caxias-RS na disputa da Série D 2021, o atacante foi contratado pelo time potiguar e tem correspondido. O atacante de 24 anos disputou 19 jogos na temporada, marcou 4 gols e deu 2 assistências.

  • Comandante: Fernando Marchiori

O treinador de 42 anos havia feito sua carreira até então dentro do futebol na região do Centro Oeste, Sul e Sudeste, onde trabalhou no comando da Luverdense, Cuiabá, Maringá, Santo André, Água Santa, Portuguesa-SP e Oeste. Na carreira, o treinador foi campeão mato-grossense e da Copa Verde de 2015 com o Cuiabá (MT), e campeão da Taça FPF (2015 e 2017) e do Campeonato Paranaense da 2ª divisão (2017) com o Maringá (PR).

  • Momento:
  1. Estadual: Após vencer o primeiro e perder o segundo turno do estadual, o ABC enfrentará o América-RN na grande final do Potiguar.
  2. Copa BR: O Alvinegro Potiguar venceu o Costa Rica-MS por 3×0 na primeira fase. Na segunda fase, o ABC foi eliminado após empatar em 1×1 com o Altos-PI e perder por 4×2 na disputa de pênaltis.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

Na Série C o caminho do ABC só pode ser a Segunda Divisão ou, no mínimo, a manutenção de série. Voltar para a Quarta Divisão seria um retrocesso secular.”

– Itamar Ciríaco, Tribuna do Norte

  • Craque do time: Manoel

Maior artilheiro da história do clube com 84 gols, o atacante acaba de ser o vice-artilheiro do Campeonato Piauiense e é com certeza a referência e o maior destaque do time piauiense.

  • Jovem promessa: Lucas Campos

Foi contratado no começo de 2021 para a temporada do Altos, mas saiu após uma proposta do futebol libanês e acaba de ser recontratado pelo Jacaré. Em 39 jogos pelo clube, marcou cinco gols e conquistou o título do Piauiense. Ele volta ao clube como reforço de peso para o nacional.

  • Comandante: Carlos Rabello

Aos 57 anos, Rabello acumulou experiências por Bragantino, São Bento, Atlético-GO, América-RN, Coruripe, Sergipe, ASA, CRAC, Juazeirense, entre outros clubes. Com a Juazeirense, Carlos Rabello viveu dois grandes capítulos de sua carreira. Sob o comando do treinador, o clube baiano chegou às oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado e conquistou o acesso à Série C, em 2017.

  • Momento:
  1. Estadual: No campeonato estadual, na primeira fase, o Altos teve em 14 jogos: 8V, 5E e 1D. Cerca de 70% de aproveitamento. No entanto, no primeiro jogo da semifinal, perdeu para o Parnahyba por 3 a 0.
  2. Copa BR: Após eliminar o Sport na primeira fase (1×0) e o ABC na segunda fase (1×1 no tempo normal e 4×2 nos pênaltis), o Jacaré enfrentará o Flamengo-RJ na terceira fase.
  3. Regional: Com apenas duas vitórias, o time foi eliminado na primeira fase da Lampions com 9 pontos em 8 jogos.
  • Expectativa do especialista:

“Como um time novo que somos a expectativa é nos mantermos na Série C pelo segundo ano seguido. O time jogará a Série C nos estádios Albertão e Lindolfo Monteiro, ambos localizados em Teresina e pode ser que isso seja um trunfo no campeonato.”

Altos Info

  • Craque do time: Alex Henrique

Na sua quarta passagem pelo clube, o atacante de 36 anos é a esperança de gols do Camaleão na Série C. Com 52 gols dentre as idas e vindas, Alex é o maior artilheiro da história do clube goiano. Em 2022, ele marcou 3 gols e deu 1 assistência em 9 jogos disputados.

  • Jovem promessa: Rodrigues

Jovem lateral esquerdo de 22 anos, pertence ao Goiás e está pela segunda temporada emprestado ao Camaleão. Jogador muito promissor, se destacou no acesso do Camaleão em 2021 e tem como principal característica o apoio incisivo ao ataque, principalmente com bons cruzamentos. Ele já disputou 10 jogos com a camisa da Aparecidense-GO na atual temporada, mas não marcou gols ou deu assistências.

  • Comandante: Eduardo Souza

Eduardo Souza iniciou o ano como auxiliar técnico do Atlético-GO, onde ocupava a posição desde 2020,  na comissão permanente do clube. Após deixar o Dragão, o profissional foi contratado pela Aparecidense-GO e agora terá a sua primeira oportunidade como treinador efetivo de um clube.

  • Momento:
  1. Estadual: Após dois anos seguidos batendo na semifinal, o time decepcionou o torcedor, fez um estadual conturbado e não conseguiu passar da primeira fase.
  2. Copa BR: Não disputou.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“O Camaleão vai jogar a primeira Série C de sua história, e na minha opinião, o objetivo é a permanência, acesso é um sonho complicado, não vi nenhuma manifestação oficial do clube. Chegaram alguns reforços pontuais, que aliados aos remanescentes do título de 2021 e no comando do novo técnico, Eduardo Souza, podem fazer o time render e garantir a permanência..”

Central da Aparecidense

  • Craque do time: Ari

Cearense e naturalizado Russo, o experiente atacante jogou por anos no futebol russo e até na seleção local. Ari é centroavante, com dna goleador e tem como arma, seu bom porte físico. E além de tudo é dono do clube cearense

  • Jovem promessa: Claudivan

Cria da base do modesto Pacajus-CE, o meia de 23 anos chegou ao Atlético ano passado por empréstimo e fechou definitivamente com a Águia da Precabura para essa atual temporada. Em 2022, ele disputou 22 partidas e deu 1 assistência.

  • Comandante: Betinho (Interino)

O clube demitiu Reginaldo França, que comandou a equipe no estadual. Para a Série C, por hora, o auxiliar Betinho comandará a equipe.

  • Momento:
  1. Estadual: Rebaixado pra segundona como vice lanterna do campeonato
  2. Copa BR: Não disputou.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

Passando por forte crise financeira, a Águia da Precabura perdeu parte do seu elenco vencedor da Série D e teve que emprestar outra parte. Isso fez com que a montagem do grupo que disputou o Cearense 2022, fosse prejudicada. O resultado foi o pior possível. O clube foi rebaixado e hoje, se apega a uma possível irregularidade cometida pelo Icasa, que pode salvar o Atlético da Série B estadual e ser o pontapé de uma retomada na temporada.

Diego Arruda, Portal Esporte News Mundo e TVC Esporte Clube.

  • Craque do time: Gustavo Coutinho

O atacante de 23 anos que pertence ao Fortaleza tem sido o grande destaque do Belo na atual temporada. Em 15 jogos, ele marcou 10 gols e deu 1 assistência. O Botafogo-PB busca a renovação do vínculo de contrato por empréstimo com o Fortaleza. O destaque na temporada, no entanto, pode acabar tornando a renovação inviável caso o Leão queira usá-lo ou algum clube se interesse por comprá-lo.

  • Jovem promessa: Gabriel Yanno

Jovem zagueiro de 22 anos, tem passado segurança e se destacado no sistema defensivo da equipe. Em 2022 disputou 13 jogos e marcou 2 gols.

  • Comandante: Gerson Gusmão

Neste ano, a equipe manteve o treinador Gerson Gusmão, que chegou ao comando da equipe há um ano. Até o momento, foram 54 jogos, sendo 23 vitórias, 24 empates e 7 derrotas. No período em que esteve à frente do Belo, a equipe conseguiu marcar 68 gols e sofreu 35. A sequência do trabalho de Gerson é bem visto na Maravilha do Contorno, casa do Alvinegro da Estrela Vermelha. O treinador pôde montar a equipe e estava, até o último domingo, com uma invencibilidade de 14 jogos.

  • Momento:
  1. Estadual: No estadual, ainda em andamento, o Botafogo-PB se classificou direto para as semifinais, onde espera o adversário do confronto entre Nacional de Patos e São Paulo Crystal. A decisão vai ocorrer já com a Série C em andamento.
  2. Copa BR: Não disputou.
  3. Regional: A equipe conseguiu voltar a se classificar para a fase de mata-mata da competição, se classificando na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do Ceará. A equipe teve a terceira melhor campanha na fase de grupos, ficando atrás do campeão Fortaleza e do Ceará. Mas caiu, nas quartas, diante do Náutico.
  • Expectativa do especialista:

“O Belo vai tentar, mais uma vez, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2022. Para a temporada atual, a expectativa é de finalmente parar de bater na trave. Isto porque a equipe esteve vivo no sonho pelo acesso nas fases decisivas da terceira divisão nas últimas três campanhas..”

Ana Paula Nóbrega, A Voz da Torcida

  • Craque do time: Filipe Soutto

Cria da base do Atlético-MG, o volante de 31 anos chegou ao clube paulista em 2022 e vem sendo um dos jogadores com mais minutagem em campo. Referência no meio de campo, o jogador disputou os 15 jogos que o time disputou em 2022, não marcou e gols e deu 1 assidtência.

  • Jovem promessa: Dudu

Cria da base, o atacante de 18 anos está no time profissional desde 2020. Com 1,60m de altura, o jovem ponta se destaca pela sua agilidade e dribles curtos e velozes. Ele também jogous os 15 jogos que o clube disputou nesse primeiro trimestre, marcando 2 gols e deu 1 assistência.

  • Comandante: Leandro Zago

Com 40 anos Zago já trabalhou no Atlético-MG e nas categorias de base do Palmeiras, Corinthians, Guarani e Ponte Preta. Em 2021, Leandro Zago trabalhou no Joinville no Campeonato Brasileiro da Série D, quando foi eliminado nos pênaltis. Ele disputou 18 jogos, com oito vitórias, nove empates e uma derrota na competição nacional.

  • Momento:
  1. Estadual: Fez uma excelente campanha na 1ª fase, foi 6º colocado geral com 18 pontos sendo 5 vitórias, Apesar da boa pontuação, não foi suficiente para se classificar para 2ª fase, pois em seu grupo estavam Palmeiras, que finalizou a primeira fase invicto, e depois o Ituano que fez 1 ponto a mais.
  2. Copa BR: Eliminado na primeira fase após perder por 1×0 para o Azuriz-PR
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“Depois de uma boa campanha no Paulista a expectativa é que o clube se faça também uma boa campanha na Série C. O BFC foi bem defensivamente mas fraco ofensivamente, o que acendeu a luz pra diretoria que já trouxe três atacantes pra equipe para a série C. Gustavo Xuxa retorna após cirurgia de joelho, que deixou ele fora desde o meio da C 2021.”

Lukas Vini

  • Craque do time: Mauro Iguatu

No clube desde 2021, o goleirão é a confiança do sistema defensivo da Raposa. Mesmo com menos de dois anos de clube, Além de fechar o gol no tempo normal, Mauro foi destaque da campanha anterior por ser um bom pegador de penais e, também, na conversão. Em 2022, inclusive, marcou 1 gol.

  • Jovem promessa: Erick Pulga

Federado ao Atlético-CE, o atacante de 21 anos chega por empréstimo ao clube e gera uma grande expectativa na torcida pelo bom futebol que pode desempenhar. No primeiro trimestre, ele disputou o Campeonato Carioca pelo Madureira-Rj, jogou 10 jogos e fez 1 gol.

  • Comandante: Ranielle Ribeiro

Para 2022, o Campinense manteve Ranielle Ribeiro no comando técnico do clube após uma campanha inesquecível no ano anterior, onde foi campeão paraibano e vice-campeão da Série D. Desde quando assumiu, Ranielle ainda não perdeu no Campeonato Paraibano, somando partidas da temporada de 2021 e os oito jogos da temporada atual. À frente do Rubro-Negro, Ranielle acumula 22 vitórias, 21 empates e 8 derrotas. O retrospecto deixa o treinador ao lado de Francisco Diá na disputa pela maior série invicta de treinadores da Raposa no século. A sequência de Diá foi entre 2015 e 2016. Mesmo com os números, o treinador vem sendo bastante questionado pelos torcedores na temporada atual.

  • Momento:
  1. Estadual: A Raposa tem a melhor campanha no Paraibano e se classificou direto para a semifinal, após conquistar 22 pontos em 24 possíveis. Foram 7 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota. Tem o melhor ataque com 21 gols marcados e a segunda melhor defesa, com apenas 4 gols sofridos. Na semi, deve enfrentar o maior rival, Treze, ou o Sousa, com quem a equipe decidiu o estadual de 2021.
  2. Copa BR: Eliminado na primeira fase após empatar em casa por 0x0 com o São Paulo-SP
  3. Regional: A Raposa voltou à participar da Copa do Nordeste, mas foi uma das equipes eliminadas com uma rodada de antecedência, finalizando a campanha com No grupo A, a equipe ficou na 6ª colocação com seis pontos, sendo uma vitória, três empates e quatro derrotas.
  • Expectativa do especialista:

“Após 11 anos, o Campinense está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro. Para temporada, o clube quer subir as etapas degrau por degrau, como revelou o meia Dione, em entrevista após a eliminação na Copa do Nordeste. Isto porque, mesmo após o acesso, a realidade da Raposa de Campina Grande não se transformou para as mil maravilhas. No início da pandemia, o clube possuía dívidas que giravam acima das cifras de R$ 38 milhões, o que inviabiliza uma reformulação e reforçar o elenco com peças de peso no mercado. Para driblar a realidade de dívidas, a atual gestão, presidida por Danylo Maia, vem buscando a regularização, negociação e pagamento de dívidas, o que possibilitou o desbloqueamento de cotas na justiça e um melhor cenário de saúde financeira para a equipe.”

Ana Flávia Nóbrega, Voz da Torcida

  • Craque do time: Renan Gorne

Camisa 9 do Dragão, o atacante está na sua segunda passagem pelo Confiança. Até agora, em 12 jogos disputados, o atacante marcou 11 gols e não deu assistências na temporada.

  • Jovem promessa: Andrezinho

Contratado junto ao Hercilio Luiz, o zagueiro de 23 anos vem sendo um dos destaques do time sergipano. Dos 12 jogos que a equipe disputou até agora, ele participou de 8 e marcou 1 gol.

  • Comandante: Luizinho Lopes

Essa será a terceira temporada do treinador no comando do Dragão. Em 2018, ele manteve o clube entre os quatro primeiros colocados da Série C durante 14 rodadas, mas após uma sequência de nove jogos sem vencer, a campanha se tornou um drama contra o rebaixamento. Depois disso, Luizinho Lopes caiu. Ano passado assumiu o comando do clube a partir da 21ª rodada da Série B. O Dragão estava na lanterna da competição, com um aproveitamento de 21,6% dos pontos disputados, com 13 derrotas, quatro empates e apenas três vitórias. O treinador arrumou a casa e a melhora do desempenho fez o time sonhar com a permanência na Série B. No entanto, não conseguiu salvar e o time caiu para a terceira divisão.

  • Momento:
  1. Estadual: Jogando um futebol pobre e previsível chegou às semifinais “na sorte” e por aí parou sendo eliminado pelo estreante Falcon com dois empates por 1 x 1, assim o time conseguiu o feito de ser eliminado do Campeonato Sergipano invicto.
  2. Copa BR: Não disputou.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“Após a eliminação no estadual, o presidente do Confiança renunciou ao cargo e no momento o time é comandado por um presidente interino e sem saber exatamente quem irá assumir em eleição indireta pelo conselho na próxima terça. Assim, perspectiva é de não cair já que a crise política também tende a se tornar crise financeira por conta de seguidas eliminações.”

Mike Gabriel, Dragão de Aracaju

  • Craque do time: Edson Cariús

Experiente atacante, é o matador e a maior esperança de gols da equipe. No auge dos seus 33 anos, ele acaba de ser o artilheiro do Campeonato Cearense e em 2022 disputou 15 jogos, marcando 9 gols e dando 1 assistência.

  • Jovem promessa: Roni

Cria da base do Leão, o zagueiro Roni pertence ao América-RN e está emprestado ao time cearense até o fim da temporada. Um dos destaques do setor defensivo da equipe, ele disputou 15 jogos até agora, marcou 1 gol e deu 3 assistências.

  • Comandante: Roberto Fonseca

Experiente treinador, é o 3º comandante da equipe na temporada. Assume a equipe depois da demissão de Paulinho Kobayashi, após a eliminação no estadual.

  • Momento:
  1. Estadual: Eliminado na semifinal após perder por 3×1 pro Fortaleza-CE no placar agregado
  2. Copa BR: Eliminado na 1ª fase para o Nova Venécia-ES.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“O Ferrão vem se reforçando. O maior nome anunciado foi o do volante Derley, ex-Fortaleza e Santa Cruz. Além do experiente atleta, chegaram: o zagueiro Fredson, o lateral esquerdo Maicon, o volante Arthur e o atacante Dudu. A expectativa é que o clube mantenha o desempenho do estadual e faça um bom campeonato”

Diego Arruda, Portal Esporte News Mundo e TVC Esporte Clube.

  • Craque do time: Oberdan

No Figueira desde 2021, o meia de 26 anos vem sendo o destaque do time no ano e acumula 4 gols e 1 assistência em 17 jogos.

  • Jovem promessa: Paolo

Emprestado pelo Nacional-SP, o jovem de 20 anos é tido como um grande potencial do clube e aos poucos vem recebendo chances no time profissional. Até o momento, disputou somente 3 jogos no ano e ainda não marcou ou deu assistências.

  • Comandante: Junior Rocha

O Figueirense é a segunda equipe catarinense que Júnior Rocha comandará. Em 2020 ele treinou o Barra na Segunda Divisão do Campeonato Catarinense. O profissional já atuou também no Ypiranga de Erechim, Votuporanguense, Luverdense, CRB, Santa Cruz e Grêmio Novorizontino.

  • Momento:
  1. Estadual: Depois de alguns percalços na primeira fase, o time se classificou em 7º e chegou até as semis, quando foi surpreendido pelo Camboriú-SC e sofreu um revés por 3×1 no placar agregado.
  2. Copa BR: Eliminou o Lagarto-SE na primeira fase depois de empatar por 0x0. Na segunda, um novo empate no tempo regulamentar e uma derrota por 4×2 nas penalidades, eliminado pelo Cuiabá-MT.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“Expectativa que irá brigar pelo acesso à Série B. Time tem um bom treinador, jovem, moderno e que organiza muito bem a equipe. Fez um bom estadual, vencendo o arquirival Avaí que está na Série A. Conseguiu montar uma base boa no Catarinense e vem reforçando bem a equipe.”

José Walter, Grupo VEG Esportes

  • Craque do time: Flávio Torres

No clube desde 2020, o experiente atacante de 35 anos é a principal referência da equipe pra disputa do nacional. Nas 7 partidas que disputou até agora no campeonato, o jogador marcou 2 gols.

  • Jovem promessa: Rendell

Volante de 22 anos, o atleta foi contratado junto ao Boston City Brasil-MG e foi um dos poucos bem avaliados pela torcida na fraca campanha na Lampions League. O jogador marcou 1 gols nas 5 partidas que jogou.

  • Comandante: Ricardo Drubscky

Com passagem pelo Leão, o experiente técnico Ricardo Drubscky assumiu a equipe do Floresta na atual temporada com a inicial missão de ir bem na Copa do Nordeste, já que foi a única competição disputada pela equipe no primeiro trimestre.

  • Momento:
  1. Estadual: Disputa a 2ª divisão que ainda não aconteceu na temporada.
  2. Copa BR: Não disputou
  3. Regional: Não disputou
  • Expectativa do especialista:

“O Floresta é um clube de empresário, onde tem grande estabilidade financeira e com pouca pressão. Tem uma grande estrutura em seu CT, uma base que briga nos torneios estaduais com Ceará e Fortaleza, e costuma utilizar-la bastante no profissional. A campanha na Série C 2021 provavelmente foi ponto fora da curva. Mesmo sendo derrotado ou empatando, o Lobo costuma sempre dar trabalho e fazer grandes jogos.”

Diego Arruda, Portal Esporte News Mundo e TVC Esporte Clube.

  • Craque do time: Marllon

Jogador que fez um ótimo Gauchão e foi o responsável pelas criações e assistências do time e também gols decisivos. Com passagem pelo Leão em 2010, o experiente meia disputou 14 jogos pelo Xavante, marcou 4 gols e deu 1 assistência.

  • Jovem promessa: Lucas Mazetti

Contratado por empréstimo junto ao Inter, o lateral-direito deve se desenvolver e é um jogador para ser observado durante a competição.

  • Comandante: Jerson Testoni

Contratado em setembro do ano passado, Jerson Testoni chegou ao Bento Freitas com a missão de evitar o rebaixamento para a Série C. Apesar de não conseguir garantir a manutenção na segunda divisão, o técnico foi mantido no cargo e se tornou um dos principais responsáveis pela retomada do Brasil, levando o clube até as semis do Gauchão.

  • Momento:
  1. Estadual: Após vencer o primeiro jogo das semis, sofreu um revés por 3×1 pro Ypiranga-RS e foi eliminado do campeonato.
  2. Copa BR: Eliminado na primeira fase após perder 1×0 pro Glória-RS.
  3. Regional: Não disputa.
  • Expectativa do Especialista:

Expectativa do clube é conseguir o retorno à Série B nesta temporada, tanto que foi mantido Boa parte do elenco semifinalista do Gauchão e devem chegar mais alguns reforços.

O técnico Jerônimo Testoni também foi mantido ao final da temporada passada e já demonstrou que pode levar a equipe à boas vitórias e conquistar a vaga de retorno para a Série B.”

Luciano Coimbra, Rádio GreNal

  • Craque do time: Alvinho

Comandante do setor de ataque, o atacante de 30 anos foi vice artilheiro do Campeonato Amazonense e é quem carrega o peso de ser o responsável marcar os gols do Esmeraldino.

  • Jovem promessa: Silvano

Contratado junto ao Ypiranga-RS, o atacante de 24 anos é o motorzinho da equipe manaura. Apesar de jovem, Silvano possui duas conquistas individuais, sendo bicampeão catarinense sub-20, em 2017 e 2018. Em 2021, Silvano teve uma boa minutagem Série C, sendo titular em 21 dos 24 jogos disputados pelo Canarinho gaúcho, um total de 1.601 minutos em campo. Ele marcou 3 gols e deu 2 assistências em 16 jogos na temporada.

  • Comandante: Evaristo Piza

No comando do time desde a temporada passada, o técnico de 49 anos levou o clube para a segunda fase do Brasileiro e ficou a uma vitória de conquistar o acesso para a Série B.

  • Momento:
  1. Estadual: O Manaus venceu o Princesa do Solimões por 4×2 no agregado e se tornou bi-campeão amazonense, o 5º título em 6 disputados.
  2. Copa BR: Depois de eliminar o São Raimundo por 1×0 na primeira fase, o Manaus perdeu pro São Paulo-SP por 2×0 e foi eliminado na segunda fase da competição.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

O Manaus vai para seu terceiro ano de Série C e vem numa crescente. Então estamos reforçando para mais uma vez fazermos uma boa campanha e se Deus quiser conseguir o acesso..”

Giovanni Silva, Presidente do Manaus FC

  • Craque do time: Camilo

Meia com passagem por Botafogo- RJ, Internacional- RS e Chapecoense-SC e seleção brasileira.  Está com 36 anos, na terceira passagem dele pelo Mirassol e vai ser o camisa 10, articulador e liderança técnica do time na competição. Na atual temporada, o meia soma 9 jogos, 1 gol marcado e 3 assistências.

  • Jovem promessa: Kauan

Meia-atacante de 19 anos, foi artilheiro do último campeonato paulista sub-20 marcando 21 gols com q camisa do Mirassol e desde os 16 anos faz parte do elenco principal do time. O atleta soma 8 jogos em 2022, marcou 3 gols e deu 1 assistência.

  • Comandante: Ricardo Catalá

Recém-chegado ao Mirassol, o treinador está na sua segunda passagem pelo clube paulista. Depois de comandar o Operário-PR no primeiro trimestre da temporada, ele terá a missão de substituir Eduardo Baptista, que deixou o Mirassol rumo ao Juventude após ser semifinalista do Paulistão de 2021 e conquistar o título da Série D do Brasileiro (2020). Entre 2019 e 2020, o treinador foi semifinalista da Copa Paulista e do Paulistão.

  • Momento:
  1. Estadual: Foi o lanterna do grupo C e apesar da 7ª melhor campanha na classificação geral, não passou da primeira fase.
  2. Copa BR: Eliminado na segunda fase após perder por 1×0 pro Azuriz-PR.
  3. Regional: Não disputa.
  • Expectativa do especialista:

“Expectativa do Mirassol é subir. Clube tem uma das melhores estruturas do interior de São Paulo e almeja estar na série B. Fez uma série C irregular ano passado porque perdeu muitos jogadores após o estadual. Depois do paulista desse ano, o time também perdeu muitos atletas, mas trouxe reforços importantes como o atacante Osman e o zagueiro Rodrigo Sam.  É um time mais forte e encorpado do que o do brasileiro de 2021. Entra na série C pensando em acesso.”

Felipe Modesto da TV Tem, afiliada da Globo em São José do Rio Preto-SP

  • Craque do time: Danrlei

Atacante de 26 anos, foi contratado em 2021 junto ao Independete Tucuruí-PA e logo assumiu a camisa 9 e não largou mais. Em 14 jogos diputados marcou 6 gols e deu 1 assistência.

  • Jovem promessa: Marlon

O ponta de 24 anos vem se destacando pela sua velocidade e habilidade. Disputou 14 jogos, marcou 3gols e deu 2 assistências.

  • Comandante: Márcio Fernandes

A vinda de Márcio Fernandes para o Paysandu ocorreu com a ideia de montar uma equipe forte para as competições de 2022, especialmente para buscar o sonhado acesso para a Série B do Brasileirão. Apesar de não ter conquistado o título, o time de Márcio Fernandes foi um dos mais regulares dentro da competição. De 14 jogos, o Paysandu perdeu apenas dois; venceu 10 e empatou duas vezes.

  • Momento:
  1. Estadual: Líder geral do torneio, chegou as finais mas perdeu pro Remo, seu maior rival, por 4×3 no agregado e perdeu o título.
  2. Copa BR: Depois de passar pelo Trem-AP ao vencer por 3×0, o Papão eliminado na segunda fase depois de perder pro CSA-AL por 4×1 fora de casa.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“Com uma campanha sólida no estadual, o Papão entra no campeonato pensando em ir bem e buscar uma vaga no acesso. Invicto em casa na temporada, isso pode ser um diferencial para que esse objetivo seja alcançado”

Saulo Zaire, Rádio Clube do Pará

  • Craque do time: Marlon

Com passagens por Vasco, Paysandu, Bahia, entre outros clubes, o experiente, o lateral-esquerdo de origem está no clube desde 2020. No Leão do Norte reencontrou o bom futebol sendo utilizado como zagueiro e ostenta a faixa de capitão da equipe.

  • Jovem promessa: Pingo

Volante de 20 anos, o jogador se profissionalizou em 2019 no próprio Remo e após ser emprestado ao Pinheirense-PA, em 2021 começou a ser utilizado regularmente na equipe. Em 2022, ele disputou 12 dos 14 jogos que a equipe esteve em campo mas ainda não marcou gols.

  • Comandante: Paulo Bonamigo
    Esta será a terceira passagem do treinador de 61 anos no comando do Leão. Em 2020 foi um dos grandes responsáveis da equipe azulina no acesso para a Série B.
  • Momento:
  1. Estadual: O Paysandu venceu o clássico Re-Pa da última quarta-feira, mas foi o Remo que garantiu o título do Campeonato Paraense 2022. O Papão fez 3 a 1, o que não foi suficiente. elo placar agregado, 4 a 3 para o Leão.
  2. Copa BR: Como campeão da Copa Verde, o clube entrará na terceira fase da competição e irá enfrentar a equipe do Cruzeiro-MG
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“O time foi campeão estadual, mas ainda deixa a desejar no desempenho, principalmente quando tem que atacar seus adversários. A equipe melhorou com as contratações, deve crescer durante a competição e a expectativa é brigar na parte de cima.”

Saulo Zaire, Rádio Clube do Pará

  • Craque do time: Everton Bala

 Quem o vê em campo logo percebe que seu apelido não é a toa. As arrancadas em alta velocidade, em direção ao gol, e a conclusão estão entre as principais características do cearense Everton Bala que, de 23 anos. Base do Porto-PE, o atacante chegou ano passado ao São José e logo conquistou a vaga de titular. Muito veloz e muito bom de arremates, o atleta disputou 11 jogos em 2022, marcando 1 gol e dando 2 assistências.

  • Jovem promessa: Chrstopher

No profissional do Zeca desde 018, o meia de 23 anos é titular absoluto na linha de meio campo do time gaúcho. Em 2021, o atleta disputou 35 das 41 partidas que o São José esteve envolvido. Em 2022, já disputou 11 partidas, marcou 1 gol e deu 2 assistências.

  • Comandante: Paulo Henrique Marques

Após a saída de Paulo Baier do comando da equipe técnica, o clube de Porto Alegre anunciou a chegada de Paulo Henrique Marques, que estava treinando o São Luiz durante o Campeonato Gaúcho. Marques terá a segunda experiência na Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2020, o profissional esteve à frente do Ypiranga por 16 jogos. Além das passagens por São Luiz e Ypiranga, o treinador circulou por outros clubes do Rio Grande do Sul, como Veranópolis, Novo Hamburgo e Caxias.

  • Momento:
  1. Estadual: Mesmo brigando até o fim, o Zeca ficou 1 ponto atrás do G4 e não passou da primera fase do Campeonato Gaúcho.
  2. Copa BR: Não disputou.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“São José entra pra essa série C determinado a permanecer na série C. O São José brigou para não cair nas últimas duas oportunidades que jogou. E agora entra pra encarar esse novo desafio que é esse formato novo, onde visita principalmente os clubes do Norte e Nordeste com esse objetivo de não ser rebaixado, de repente brigar na parte de cima da tabela. O São José basicamente manteve a base do Gauchão, teve apenas uma saída, do meia-atacante Padu e a chegada de dois atletas, Maradona volta ao São José e o Vinícius Moura foi apresentado ontem à tarde e vai integrar o grupo de São José que é mesclado bastante os jogadores da base e algumas figuras já carimbadas.”

-Guilherme Sartori,  Zeca Rádio

  • Craque do time: Pedrinho

Ponta de 25 anos, foi um dos poucos que se salvaram no péssimo campeonato carioca que o clube fez. Com 11 jogos no ano, ele marcou 5 vezes e deu 2 assistências.

  • Jovem promessa: Lelê

Recém chegado ao Voltaço, o rápido atacante também vem sendo um dos destaque do time com 3 gols em 12 jogos.

  • Comandante: Rogério Corrêa

Aos 40 anos o treinador acaba de ser contratado depois do rebaixamento no Carioca e terá a missão de conduzir o time na Série C do Campeonato Brasileiro, na segunda divisão do Carioca e na Copa Rio, competições que serão disputadas simultaneamente. Rogério Corrêa estava disputando o Campeonato Piauiense pelo 4 de julho, onde estava invicto e com a segunda melhor campanha na classificação geral.

  • Momento:
  1. Estadual: Depois de uma campanha pífia no Campeonato Carioca, o Voltaço ficou na lanterna do campeonato e foi rebaixado pra segundona.
  2. Copa BR: Time perdeu por 4×2 pro Tuntun-MA e foi eliminado na 1ª fase
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“Com um cenário político conturbado e sem paz, o Volta sofre com a falta de estrutura no extracampo e depois desse péssimo estadual o único foco é evitar o rebaixamento no nacional.”

Leonardo Dantas, Radio Nova Sul Fluminense

  • Craque do time: Lorran

Primeiro volante de bom passe e posicionamento, o atleta de 25 anos vem sendo o motorzinho desse time do Ypiranga. Contratado em 2022, ele jogou 14 partidas e marcou 1 gol.

  • Jovem promessa: Lucas Falcão

Foi o craque da primeira fase, comandando o Ypiranga rumo à liderança. Apesar de ter características mais marcadoras, é um volante que sai para o jogo com qualidade, comanda o meio-campo do Ypiranga e que ainda chega na área e marca gols.

  • Comandante: Luizinho Vieira

O treinador assumiu o Ypiranga em novembro de 2021 e já está vendo o resultado de seu trabalho aparecer. A equipe de Erechim teve a melhor campanha da primeira fase do Gauchão e conquistou a classificação para a grande final da competição. A forma de jogar com a posse de bola e marcando os adversários no campo de ataque, também é um conceito aplicado por Luizinho na equipe de Erechim. Independentemente do adversário que esteja enfrentando, o Ypiranga mantém o padrão de jogo trabalhado desde a pré-temporada por Luizinho e sua comissão técnica.

  • Momento:
  1. Estadual: Depois de uma grande campanha com um grande desempenho, o Canarinho chegou na final do Gauchão, mas perdeu o título ao perder pó 3×1 no agregado pra equipe do Grêmio-RS.
  2. Copa BR: Não disputou.
  3. Regional: Não disputou.
  • Expectativa do especialista:

“Claro, o principal objetivo do Ypiranga nessa série C é conquistar o acesso pra série B, né? Bateu na tralha três anos consecutivos. Em dois mil e dezenove quando o sistema ainda era de mata mata a equipe acabou eliminada na última fase, nas quartas finais como a gente chama, né? Pela equipe do Confiança. O Ypiranga precisava apenas de uma vitória, acabou empatando dentro do Colosso da Lagoa e foi eliminado da competição. Em dois mil e vinte no quadrangular ficou na terceira colocação faltando apenas um pontinho pra conseguir se classificar pra série B. E mesmo caso do ano passado também que faltou por muito pouco pro Ypiranga conquistar a sua classificação..”

Andrei Sartori, Radio Voz de Erechim


Deixe sua opinião