Não interessava muito ao torcedor do Vitória em qual posição o Leão ficaria classificado para a fase final do Campeonato Brasileiro da Série C. É bem verdade que só de conseguir a classificação na última rodada da primeira fase já estava de ótimo tamanho para o Leão da Barra.
Mas é só olhar a configuração dos grupos e o retrospecto rubro-negro para entender que ter ficado em sétimo pode ter sido um ótimo negócio para o Vitória. Isso porque, agora, o Vitória vai enfrentar Paysandu, Figueirense e ABC e não Mirassol-SP, Botafogo-SP e Volta Redonda-RJ, como aconteceria se tivesse terminado na oitava colocação.
E o retrospecto fala por si só: o Leão venceu o Paysandu (1 x 0), venceu o Figueirense (2 x 0) e empatou com o ABC (2 X2), enquanto que, se tivesse ficado do outro lado, tem como retrospecto duas derrotas em casa (0 x 1 para o Botafogo-SP e 1 x 2 para o Volta Redonda) e só uma vitória fora contra o líder Mirassol-SP (1 x 2), que já jogou a partida classificado.
Nesse contexto e levando em consideração o retrospecto das equipes dentro dos grupos, o Vitória seria líder com sete pontos, o segundo seria o Figueirense com cinco e Paysandu e ABC restariam com dois pontos cada. Já se ficasse do outro lado, o Leão teria mais trabalho, pois ficou em terceiro na tabela de confrontos diretos: 1º Botafogo-SP (7pts) e 2º Volta Redonda-RJ (6 pts).
Confira os resultados e tire suas próprias conclusões:
ABC 1 X 1 PAY (1ª rodada)
VIT 2 X 0 FIG (13ª rodada)
VIT 1 X 0 PAY (15ª rodada)
PAY 1 X 1 FIG (16ª rodada)
VIT 2 X 2 ABC (17ª rodada)
FIG 2 X 1 ABC (19ª rodada)