Muita gente hoje em dia não dá tanta importância para o Campeonato Baiano. É um torneio estadual, que não significa muito para os cofres dos grandes clubes e que exige dos jogadores longas viagens e atuações em campos com pouca estrutura. Tudo isso é verdade, mas o Leão tem motivos para fazer do Campeonato Baiano 2023 um grande momento para o clube no ano.
Isso porque o Leão da Barra já está a cinco anos sem levantar a taça. O último sucesso foi em 2017, com a equipe ainda comandada por Argel Fucks, de jogadores como Fernando Miguel, Willian Farias e André Lima. Depois disso, o rival venceu três vezes e, nas últimas duas oportunidades, o Atlético de Alagoinhas levou a melhor.
Por isso, chegou o momento do Vitória renovar os ânimos e a tradição de ganhar o estadual. Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aboliu o critério de vaga para a Copa do Brasil a partir do ranking nacional de clubes. Ou seja, os três primeiros colocados da competição estadual é que vão disputar a Copa, que rende bons valores aos cofres das agremiações a cada fase ultrapassada. Sendo assim, é bom o Vitória buscar com seriedade a classificação para o quadrangular final e o título do Baianão. A torcida merece esse troféu!