Adversários na próxima quarta-feira, Vitória e Sergipe enfrentaram-se pela primeira vez no ano de 1940, quando o Leão viajou para um excursão de quatro jogos na cidade de Aracaju. Vitorioso no primeiro jogo por 4 a 1, o Vitória se despediu das terras sergipanas com uma 3 a 2 e viria a visitar o clube aracajuano em outras oportunidades nas décadas seguintes.
A mais importante delas, ocorreu no ano 2000, quando Vitória e Sergipe foram os semifinalistas da Copa do Nordeste. O Decano foi campeão nas edições de 1997 e 1999. Nesta última, perdeu para o time sergipano em um jogo e empatou em outro. Já no Nordestão de 2000, o Rubo-Negro só foi derrotado em um dos oito jogos que fez na competição, antes de enfrentar o Colorado.
O primeiro jogo da semifinal, ocorrido no dia 19 de fevereiro, no Barradão teve a presença de 1800 torcedores que viram o Leão vencer o Sergipe pelo placar de 2 a 0. Manoel abriu o placar aos 8′ e o lateral Leandrinho ampliou para o Leão no segundo tempo. A partida ainda contou com a expulsão do goleiro Fábio Costa, em seu último jogo pelo Rubro-Negro.
No segundo jogo, ocorrido cinco dias depois, foi a vez do Sergipe vencer com o placar de 1 a 0, com gol de Pedro Costa, no estádio João Hora. Jean, que viria a assumir a titularidade do Vitória naquele ano, defendeu o gol leonino. Mesmo com o revés, o placar garantiu mais uma vez a ida do clube para a final do Nordestão.
Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.