Inaugurado em 1986, o Barradão é um estádio responsável por uma verdadeira revolução na vida do Vitória. A cancha vermelha e preta foi tem uma arquitetura única dentre as praças esportivas brasileiras, e há mais de três décadas, atrai fiéis multidões para suas arquibancadas. Inicialmente projetado para uma capacidade de mais de 80 mil pessoas, o Manoel Barradas acabou sendo construído sem ter seu projeto original finalizado. No entanto, desde a década de 80, já possuiu diversas capacidades. Na coluna desta semana, relembramos os jogos de maior público do Santuário rubro-negro. Confira abaixo.
10 – Vitória 1 x 1 Remo (17/11/2007)
Após selar o retorno para a Série A em um 4 a 1 contra o CRB, o Vitória recebeu o Remo, pela 37° rodada da Série B, no Barradão. A equipe paraense já estava rebaixada, e por isso, o estádio foi totalmente tomado pelos rubro-negros. Ao todo, 34.943 pessoas compareceram ao estádio, que ainda contou com apresentação de Ivete Sangalo e Daniela Mercury. O empate 1 a 1 foi selado ainda no primeiro tempo, com gol de Sorato para o Leão, e de Cicinho para os visitantes.
9 – Vitória 1 x 1 Ceará (24/11/2012)
Um dos jogos mais importantes da história recente do Vitória, a partida contra o Ceará em novembro de 2012, foi determinante para a subida de divisão do clube para a Série A do Campeonato Brasileiro. Em uma tarde ensolarada, o Barradão recebeu 35 mil pessoas, sua então capacidade oficial. O público viu o atacante William marcar o gol que sacramentou a ida para a primeira divisão. O empate veio com gol de Heleno, e mesmo com a igualdade de pontos com o São Caetano, o Leão garantiu sua vaga na elite do futebol nacional naquele sábado.
8 – Vitória 0 x 0 Flamengo (28/10/2008)
Em um jogo de quarta-feira, o Vitória recebeu o Flamengo no Barradão, em jogo da Série A do Brasileirão. Ambos os rubro-negros não conseguiram sair do zero no marcador em partida que acabou sendo bastante equilibrada. Ao todo, 35 mil pessoas compareceram ao Santuário para ver o Leão diante do clube carioca.
7 – Vitória 1 x 3 São Paulo (16/07/2008)
Também pelo Brasileirão de 2008, o Vitória teve público de 35 mil pessoas no Barradão, em jogo contra o São Paulo. Ambos os clubes estavam próximos do G4, e o time paulista, que viria a ser campeão naquele ano, levou a melhor com gols Hugo, Dagoberto e Éder Luis. O Leão conseguiu marcar com Dinei, dando números finais ao confronto.
6 – Vitória 1 x 1 Corinthians (03/11/2013)
Em 2013, o Vitória fez sua melhor campanha em um Brasileirão de pontos corridos e finalizou o ano com a 5° colocação. Em um domingo de novembro, o clube recebeu o Corinthians e a vitória poderia ajudar o Rubro-Negro na luta pelo G4 (zona de classificação para a Libertadores). Todo os ingressos disponibilizados para o jogo, foram vendidos antecipadamente e 36.181 pessoas viram o empate em 1 a 1 entre ambas as equipes. Guilherme abriu o placar para os visitantes, e Dinei de voleio, empatou o jogo.
5 – Vitória 0 x 2 Bahia (08/02/2009)
Apesar de ter sido campeão baiano no ano de 2009, o Vitória saiu derrotado do primeiro clássico BaVi daquele ano. O Rubro-Negro estava na liderança da competição e recebeu o rival que era o vice-líder, em jogo que contou com a presença das duas torcidas. O estádio contou com um público de 36.798 pessoas e além dos gols de Beto e Elton, houve tumulto nas arquibancadas e cerca de 50 pessoas ficaram feridas.
4 – Vitória 4 x 0 Ferroviário-CE (19/11/2006)
Em sua primeira participação na Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória fez uma boa campanha e conseguiu voltar para a segunda divisão. O jogo que selou o acesso aconteceu no Barradão no dia 19 de novembro de 2006. 37 mil pessoas compareceram ao Santuário e viram o Leão vencer o clube cearense por 4 a 0, com três gols de Leandro Domingues e um de Índio.
3 – Vitória 1 x 1 Corinthians (21/11/2010)
Outro jogo da Série A de 2010 que reuniu um público enorme no Barradão, foi a partida contra o Corinthians. Enquanto o Rubro-Negro brigava contra o rebaixamento, a equipe paulista ainda estava na luta pelo título da competição. Mas o jogo não trouxe o melhor resultado para nenhum dos dois. O alvinegro perdeu Ronaldo no primeiro tempo, mas abriu o placar com gol de Danilo. Já o Leão, empatou com pênalti convertido pelo goleiro Viáfara, também na primeira etapa. Com rubro-negros e corinthianos, o estádio teve neste dia, um público de 37.458 pessoas.
2 – Vitória 2 x 1 Atlético-MG (05/12/1999)
Na década de 90, as demarcações de capacidade do Barradão eram muito diferentes das que são praticadas atualmente. Por isso, o estádio já comportou jogos com mais de 40 mil pessoas. Foi o caso da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1999, quando o Vitória enfrentou o Atlético-MG. No borderô, o público informado foi de 43.210 pessoas. O Leão venceu o Galo com gols de Cláudio e Pedro Paulo.
1 – Vitória 2 x 0 Juazeiro (07/05/2000)
O maior jogo com presença de torcedores rubro-negros no Barradão, aconteceu em maio de 2000. Próximo de completar 101 anos de história, o Vitória contou com a presença de 43.424 pessoas no estádio, de acordo com o público pagante. No entanto, estima-se que o Santuário tenha recebido mais de 51 mil pessoas nesse jogo, por conta do número de não pagantes. A partida foi válida pela final do 1° turno do Campeonato Baiano e o clube Rubro-Negro venceu com gols de Paulo Rodrigues e Claudio.
Obs: Dados do pesquisador Ubiratan Brito e do livro ‘Barradão – alegria, emoção e Vitória’.
Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.