O zagueiro Neris está fora do jogo contra o São Paulo neste domingo (25/08), no MorumBis. O titular está suspenso após receber o cartão vermelho durante a partida contra o Cruzeiro em casa.
Agora, o técnico Thiago Carpini precisa pensar em um substituto para a vaga ao lado de Wagner Leonardo. Até então, existem três opções possíveis para o Rubro-Negro: utilizar o jovem Edu, recém-contratado, escalar Bruno Uvini ou improvisar o volante Caio Vinícius na posição.
Os números mostram que a última opção, mesmo que improvisado, traz mais segurança ao setor defensivo rubro-negro, que sofre com o alto número de gols durante a competição. Dos 9 jogos que disputou, Caio Vinícius ficou um total de 392 minutos na posição de zagueiro e o Vitória sofreu seis gols. Ou seja, com Caio na posição, o Leão sofre um gol a cada 65 minutos.
Já os outros dois tem números menores. Mesmo chegando agora, Edu tem 84 minutos com a camisa Rubro-Negra e ainda não foi titular na posição. Neste período, o Leão tomou os dois gols contra o Cruzeiro, justamente devido à ausência de Neris. O que traz como resultado um gol a cada 42 minutos com Edu na posição.
Por último, está o zagueiro Bruno Uvini. Contratado para ser “sombra” do zagueiro Camutanga, machucado com grave lesão no joelho, Uvini não agradou. Dos seis jogos que atuou no Brasileirão, o Vitória sofreu 14 gols. Ou seja, significa que o Leão toma um gol a cada 37 minutos com o jogador em campo.
É claro que um sistema defensivo não se faz apenas com um jogador na posição de zagueiro. Mas é preciso levar em consideração a importância desse jogador no esquema para dificultar a chegada das bolas ao gol do Vitória.
Inscreva-se no canal do Arena Rubro-Negra no YouTube para acompanhar as últimas notícias do Vitória.