De acordo com o estatuto do clube, para que um torcedor tenha o direito de poder votar ou até mesmo ser votado num determinado pleito, obrigatoriamente ele terá de estar associado ao plano de sócio-torcedor, o Sou Mais Vitória e, além disso, terá de estar em dias com o mesmo por, no mínimo, 18 meses ininterruptos.
Ou seja, o torcedor que quiser exercer o seu direito de democracia, terá até o dia 31 deste mês de maio para já poder opinar na próxima eleição, que é a do ano que vem. Um dia a mais e o direito torna-se inválido.
Portanto, caro torcedor rubro-negro, saiba que não basta apenas gritar, pular, acompanhar o Leão e bater no peito com amor quando se quer exigir mais do clube. Primeiramente, é necessário que você inicie, de fato, a sua inserção política dentro do Vitória. Mostre para quem está lá dentro que você não quer apenas ser um torcedor que paga o ingresso e compra os produtos oficiais ou que está em todos os jogos presente; mostre que você quer mais que torcer, mas que você quer e sonha poder mudar a realidade do seu clube.
Preocupado com o poder que a torcida tem em mãos e nem sabe, o Movimento Somos Mais Vitória, através do seu coordenador-geral, Thiago Mattos, publicou em seu site uma carta incentivando a habilitação de novos sócios ao clube:
“Olá, rubro-negro.
O Esporte Clube Vitória vem de dois anos ruins. Foram dois Campeonatos Baianos perdidos, continuamos na Série B do Campeonato Brasileiro e no ano passado fomos eliminados na primeira fase da Copa do Brasil. Lembro que em 2010 tínhamos mais de 10 mil associados ao plano de fidelidade “Sou Mais Vitória – SMV”.
De lá para cá, com todos esses insucessos, a quantidade de associados despencou quase 50%. O site do clube apontava recentemente cerca de seis mil participantes do plano. Hoje, não conseguimos mais saber a quantidade de sócios que o clube possui, já que essa informação não está mais disponível.
[…]
Minha opinião é a seguinte: todo associado que tiver mais de 18 meses e estiver em dia com suas obrigações (pagamento das parcelas e renovações) tem direito a votar e ser votado nas eleições para o Conselho Deliberativo do clube. As próximas eleições do ECV acontecem em Dezembro de 2013. E, ao que tudo indica, haverá mais de uma chapa concorrendo na disputa.
A diretoria – além de estar promovendo uma alteração estatutária, que pode vir a dificultar ainda mais a vida dos sócio-torcedores – demonstra não ter NENHUM INTERESSE EM NOVOS ASSOCIADOS. Pelo menos, nesse momento. Pois o torcedor que fizer sua inscrição no SMV até o próximo dia 31 (eu disse 31 de maio) garante o direito de votar e ser votado nas próximas eleições. Isso pode representar uma ameaça à atual gestão do ECV.
[…]”
A carta ainda aponta uma outra preocupação com os sócios inadimplentes:
“[…]
Para aqueles que já são sócios do clube através do SMV, é fundamental que não deixem passar um dia sequer da data de renovação da sua associação. Caso isso aconteça, perde-se a continuidade da condição de sócio e, por conseqüência, o direito a voto.
[…]”
Para maiores informações ou sanar dúvidas sobre o Sou Mais Vitória, acesse: http://www.ecvitoria.com.br/planos