Início Colunas Visão Tática América/MG 1 x 1 Vitória: o Leão reativo

América/MG 1 x 1 Vitória: o Leão reativo

7

A partida desta quarta-feira, válida pela terceira rodada do Brasileirão Série A, colocou frente a frente um motivado Vitória contra um América/MG pressionado pelas más atuações recentes. Mancini pôde contar com o retorno de William Farias (Marcelo voltou ao banco de reservas), utilizou Norberto e Tiago Real, respectivamente nas vagas de José Welison (opção técnica) e Vander (suspensão).

O primeiro tempo foi pautado por duas equipes com marcação forte, tendo como consequência 45 minutos de pouquíssimas chances. O Rubro-Negro não conseguiu concluir uma única vez contra a meta de João Ricardo. A escolha de Tiago Real fez com que se tivesse uma melhor recomposição, representando (na teoria) um reforço também na criação de jogadas e transição para o ataque.

Se defensivamente o time não comprometeu, ofensivamente foi bem aquém, com pouca criatividade e muitos erros no último passe. Kieza (lado esquerdo) e Marinho (flanco direito) repetiram o posicionamento utilizado no domingo, mas sem o mesmo brilho da última partida. Leandro Domingues já não encontrou muito espaço para trabalhar melhor as jogadas, participando pouco enquanto esteve em campo.

A segunda etapa de jogo foi mais movimentado no Independência. Como era esperado o time da casa precisou se lançar ao ataque. A marcação já não era tão curta, favorecendo para que surgissem mais espaços. Mesmo com este panorama o Leão não criava tanto, tendo um ponto crítico após a expulsão de Norberto aos 30 minutos. Além de sofrer com erros individuais pontuais teve que superar a desvantagem numérica.

O duelo em Belo Horizonte demonstrou uma evolução na postura do time de Mancini, apesar das poucas chances criadas nesta quarta. A opção de um time mais reativo, em oposição ao estilo mais ofensivo da partida contra o Santa Cruz e primeira etapa do jogo contra o Corinthians. Uma menor posse de bola, mas com superioridade em duelos (divididas) ganhos e explorando contra-ataques. Apesar disso a falta de opções no elenco ainda preocupa muito e o Campeonato Brasileiro já parte para sua quarta rodada.

 


Deixe sua opinião