A noite foi de festa no Barradão. O Vitória aplicou mais um 3 a 0 em um time de peso do futebol brasileiro. Com casa cheia, o Leão venceu e convenceu de vez a torcida que fugir da Série C é uma realidade.
Quem primeiro deve ser elogiado na partida está nas arquibancadas! É você, torcedor! Que fez uma linda festa desde o Corredor, mesmo sabendo que a luta seja para escapar de uma vergonhosa Série C. Foram mais de 18 mil torcedores que empurraram o time na vitória contra os mineiros.
E, como aconteceu contra o Vasco, o Leão marcou nos primeiros minutos. A primeira chance foi na trave em um lindo chute de Fabinho. Em seguida, a falta é bem cobrada por Marcinho e a bola resvala no jogador Thiago do Cruzeiro, tirando totalmente as possibilidades de defesa de Fábio.
O placar em vantagem não tirou o ânimo dos jogadores que, puxados pelos gritos da torcida, continuaram buscando o gol. E uma das estratégias de Wagner Lopes deu certo novamente: o avanço dos laterais como pontas e a disposição tática no 3-2-5.
No lance do segundo gol, o lançamento de Wallace vai nas costas do lateral-direito do Cruzeiro e encontra Roberto, praticamente dentro da área adversária para driblar o cruzeirense e cruzar para David livre marcar para o Vitória.
A estratégia mostra como o time parece à vontade e ciente do que precisa fazer em campo, muito diferente do primeiro turno, em que, na maioria das vezes, nem sabíamos qual seria o time titular.
E é aí que entra os meus parabéns tanto para o técnico Wagner Lopes quanto para a joia da base, David, que já é o artilheiro do Leão na temporada com 11 gols, apesar das críticas.
Dentro da realidade do elenco, a partir da rodada 31, quando Wagner coloca David como centrovante, mesmo muito criticado pelos gols perdidos, o Vitória ganhou muita velocidade no setor, um poder de contra-ataque mais eficiente e os gols passaram a sair. E foi aí que os gols começaram a surgir. Já são três goleadas em curto espaço de tempo: 4 a 0 contra o Brasil, 3 a 0 contra Vasco e agora contra o Cruzeiro.
Não devemos fechar os olhos, é claro, para as deficiências de David na frente. Em alguns momentos, precipita-se nas escolhas e força jogadas de forma desnecessária. Mas ele é o nosso camisa 9 que pode tirar o Vitória da Série C. Por isso, vamos dar forças ao jovem da base nessas últimas rodadas!
Voltando a falar de Wagner, não tem como não aplaudir o trabalho do treinador. O Leão tem hoje a melhor defesa do campeonato ao lado do Botafogo, só sofreu 28 gols. No returno, o Leão figura na 8ª posição, com 47% de aproveitamento. Que sejam mais dias iluminados para o treinador e sua defesa, em especial Lucas Arcanjo que, mais uma vez fez uma bela partida na meta do Esporte Clube Vitória.
Agora, torcedor, é ir para cima e ter fé nos últimos dois confrontos do Leão! O time está dando gosto de ver. Se falta qualidade, sobra concentração e dedicação dentro de campo! É esperar e torcer!