Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (29), no Barradão, o Esporte Clube Vitória firmou parceria com a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) para a disputa da Novo Basquete Brasil (NBB), a elite do basquete nacional.
O rubro-negro fica com a vaga que era do time do Uberlândia-MG, time campeão brasileiro e sul-americano, que vai transferir sua estrutura do triângulo mineiro para Salvador, com investimento de R$ 2 milhões.
“Claro que é um trabalho que está começando, não quero prometer que vamos ficar entre os quatro primeiros, primeiro ano queremos chegar a Bahia, queremos classificar e depois construir um trabalho sério para atrair patrocinadores e começar a crescer”, disse o reitor da Universo, Welington Salgado.
Em um total clima de descontração, o presidente Raimundo Viana também ressaltou a importância da parceria: “Hoje celebramos no papel uma parceria e tenha certeza que a sua instituição vai se orgulhar disso, dessa parceria com o Vitória”.
O diretor técnico Fernando Larralde, uruguaio que foi técnico do Uberlândia campeão, falou também que o time já está praticamente fechado, contando com sete jogadores do Vitória, além de dois estrangeiros que estão chegando (um espanhol e um norte-americano). “Vai haver um espanhol e um norte-americano que já estão contratados e um jogador titular do Limeira. O time está pronto, agora é jogar e ganhar!”, afirmou Larralde.
O primeiro jogo pela NBB já está marcado e será dia 4 de novembro, em Lauro de Freitas, contra o time de São José dos Campos. O próximo, também em Lauro de Freitas, será dia 6 de novembro contra o Mogi das Cruzes, considerado um dos favoritos.
Além deles estiveram presentes o diretor de esportes olímpicos do Vitória Marcos Ferrari, o coordenador de basquete Ives Costa, o secretário de Turismo e Esporte da cidade de Lauro de Freitas, Ney Gomes. Como também diretores do campus de Salvador da Universo, conselheiros e diretores do Vitória.