No segundo clássico Ba-Vi de 2019, Vitória e Bahia ficaram no empate sem gols. A partida, realizada na Fonte Nova, foi válida pela 8ª rodada do Campeonato Baiano e aumentou o jejum rubro-negro em jogos contra o rival. Agora são 12 jogos seguidos sem vencer o Bahia.
Para o treinador Marcelo Chamusca, a postura do Vitória em campo foi completamente diferente dos últimos jogos e a atmosfera de Ba-Vi tem a ver com isso. “A gente sabe que, no futebol, precisa vencer. Naquele jogo (contra o Botafogo/PB), não merecemos perder. Quando você vem para um Ba-Vi, nessa atmosfera, sabendo a qualidade do adversário, a importância do jogo para a continuidade do nosso trabalho. É um campeonato à parte. É normal que os jogadores se motivem mais, tenham uma entrega maior. A postura da equipe está muito atrelada à essa questão do clássico”, disse.
Uma das supresas na escalação do time foi a presença do lateral Matheus Rocha no meio-campo. Chamusca explicou. “Estou tendo dificuldade de buscar jogadores com características do Matheus. Quando a gente usa o Erick ali, ele vem para dentro com a bola. Não tenho no meu elenco. No segundo tempo, fiquei tentando fazer o xadrez do jogo. A gente está com dificuldade. A gente não tem atacante com essa característica. A gente tentou buscar hoje, com Matheus e Jeferson, essa saída mais aguda. Inclusive eles mudaram a mecânica, essa escalação deve ter chegado, deve ter tido um fogo amigo. Enquanto a gente não tiver Felipe Garcia, mais um que venha para fazer isso, que a gente está com dificuldade na hora de escalar”.
Com o prazo de inscrições no Campeonato Baiano encerrando na quarta-feira (13), o Vitória precisa correr para regularizar novos reforços. Victor Ramos, Fabrício e Felipe Garcia estão na lista. Chamusca falou sobre a situação dos atletas. “Agendamos uma reunião para amanhã para acelerar. Fabrício já vai estar regularizado para quinta. Felipe tem uma questão que é transferência internacional. Ele foi emprestado do Nagoya para o Goiás. Tem que voltar pro Nagoya para voltar para o Vitória”, comentou o treinador.
Com 13 pontos o Vitória é 3º colocado no Campeonato Baiano e precisa vencer para se classificar sem depender de outros resultados. A próxima partida será na quinta-feira, pela Copa do Nordeste, contra o Confiança, em Aracaju. Pelo estadual, o próximo jogo será no domingo (17), contra o Flu de Feira, no Barradão.