A edição de 2013 da Copa do Brasil contará agora com 80 clubes, de todas as partes do Brasil, que lutarão pelo título e classificação à Taça Libertadores da América. O Vitória, mais uma vez, marcará presença no torneio, assim como os outros baianos Vitória da Conquista e Bahia, este último enfrentou o Leão nas finais do Baianão do ano passado.
Na primeira fase, o Leão da Barra enfrentará o Mixto, do Mato Grosso. Este será o segundo confronto em toda a história entre os dois clubes. O primeiro ocorreu pelo Campeonato Brasileiro de 1978, quando, na ocasião, o Vitória venceu o time mato-grossense pelo placar de 2×1.
Neste ano, a CBF promoveu algumas novidades para a competição: os clubes que já têm participação na Libertadores, com exceção do São Paulo, que já disputará a Sul-Americana, só entrarão em campo nas oitavas-de-final. Também na atual edição, mais clubes marcarão presença, ao todo, 80. Por fim, a partir de 2013, a Copa do Brasil contará com 7 fases até a entrega do título, dificultando mais um pouco o que era considerado o caminho mais curto para a Taça Libertadores.
Já a Sul-Americana deste ano, poderá contar, em cima da hora, com o ingresso do Esporte Clube Vitória no rol dos times participantes. A possibilidade só poderá ser válida caso os 10 times que permaneceram na Série A 2012 e que podem ir à Sul-Americana, que é o caso do Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico, Coritiba, Ponte Preta, Bahia e Portuguesa, passem à quarta fase da Copa do Brasil 2013. Caso ocorra, na Sul-Americana, o Vitória terá um caminho mais simples se quiser estrear sua primeira participação no maior torneio das Américas, a Libertadores.
Resta torcer. Pelo título da copa nacional e respectiva classificação à Libertadores, ou rezar em prol da sorte para que os 10 times possíveis de irem ao torneio continental avancem à quarta fase da copa.