Em um jogo que foi praticamente um clássico de luxo, onde tanto Bahia quanto Vitória já entraram em campo classificados para a próxima fase do Campeonato Baiano 2013, Vitória vence o tricolor baiano por 2 tentos a 1 e mantém a freguesia na Itaipava Arena Fonte Nova.
O jogo que começou equilibrado, com as duas equipes buscando o gol, foi mudando de característica com o Vitória envolvendo o Bahia através de toques rápidos entre seus jogadores de frente. O cartão de visita foi entregue pelo camisa 10 Renato cajá, que através de cobrança de falta carimbou a trave do goleiro Marcelo Lomba.
Até os 20 minutos o jogo ainda seguia equilibrado, mas o Vitória atacava com mais objetividade, enquanto o Bahia errava muitos passes, principalmente no meio de campo. Somente após o cruzamento de Renato cajá, Victor Ramos carimba pela segunda vez a trave do goleiro tricolor, mas na sobra Michel não perdoa e abre o marcador fazendo Vitória 1 a 0.
Totalmente envolvido em campo, o Bahia continuava errando muitos passes e só conseguiu assustar o gol de Deola através de cobrança de falta com Talisca, quando a bola passa perto da trave.
O segundo gol do Leão surgiu através de uma bela jogada de Maxi Biancucchi. O argentino recebeu a bola na área do Bahia e com um toque de calcanhar deixou Mansur sozinho na pequena área para fazer Vitória 2 x 0.
Com o placar desfavorável, o Bahia retorna para segunda etapa com uma substituição: o atacante Fernandão no lugar de Obina.
Logo aos 6 minutos o Bahia marca o seu primeiro gol no clássico. Talisca cobra falta e Titi, de cabeça, faz Vitória 2 x 1 Bahia.
Após sofrer o gol, o treinador Caio Jr. pensou rápido e fez a primeira substituição, tirando o atacante Dinei para promover a estreia do “grandalhão” Giancarlos, com a camisa rubro-negra.
O Bahia continuava pressionando e buscando o empate. Joel Santana tirou de campo o argentino tricolor, Paulo Rosales e colocou Adriano Michael Jackson. Já pelo lado do Vitória, Caio Jr. colocou o zagueiro Fabricio no jogo, que entrou no lugar do lateral-esquerdo Mansur.
Se a situação para o time de Joel Santana não estava boa com o placar adverso, por questões de ordens medicas o Bahia fez a sua última alteração na partida, tirando Ryder e a entrando Marquinhos Gabriel.
Com a substituição o Vitória conseguiu equilibrar as ações. Mesmo assim o treinador rubro-negro fez a alteração de costume, tirando Maxi Biancucchi e colocando o ex-tricolor, Vander.
Sem muitas opções o Bahia seguia tentando explorar uma das principais deficiências do Vitória na temporada, que são as bolas alçadas na área, mas esbarrava tanto na falta de inspiração de seus atacantes, quanto na eficiência dos zagueiros leoninos. Final de jogo Vitória 2 x 1 Bahia.
O Leão enfrenta agora a Juazeirense e o Bahia enfrenta o Juazeiro pela semifinal da competição.
Foto: Eduardo Martins | Ag. A TARDE