Com a possível venda do meia Elkeson para o futebol europeu, a diretoria do Vitória resolveu correr atrás de receber o restante do pagamento junto ao Botafogo. A transação foi efetuada em maio de 2011, e o clube carioca adquiriu 50% dos direitos econômicos por 2,3 milhões de reais.
O Vitória recebeu 1,7 milhões de reais e aceitou o empréstimos de três jogadores em troca dos 600 mil reais restantes. Além disso, o clube carioca arcaria com metade dos salários do volante Rodrigo Mancha. No entanto, o acordo não foi cumprido. Por isso, o Leão da Barra entrou na justiça.
O advogado do clube baiano afirmou que a ação não irá abalar a relação entre os clubes. O Vitória tentou resolver a situação amigavelmente, sem que fosse preciso ir á Justiça. Como demorou demais, decidimos ingressar com a ação. – disse o advogado do Vitória, Manoel Machado.
Por outro lado, o gerente de futebol do alvinegro carioca classificou como normal a ação do Vitória. “Na negociação do Elkeson, havia o acordo para a cessão de três jogadores do Botafogo para o Vitória. Cedemos o Rodrigo Mancha, mas ainda faltaram dois. Se a gente não conseguisse, em comum acordo, chegar a esses dois jogadores, pagaria R$ 200 mil por cada um. O Botafogo vai pagar esses R$ 400 mil ao Vitória. A questão judicial é uma proteção normal. Mas hoje isso nada tem a ver com o Elkeson. É uma situação entre Botafogo e Vitória” – disse Barros.