Quem se mistura com porcos, farelos come. Esse ditado popular e que nossos pais falaram diversas vezes na nossa infância resume um pouco do que será o duelo de hoje para o Leão. É em busca de não ficar com os restos da zona de rebaixamento, que Palmeiras e Vitória se enfrentam na noite desta quinta-feira (25), às 19h30, no Pacaembu. Os dois times podem até mirar o mesmo objetivo, mas estão longe quando o assunto é perspectiva.
Vindo de dois resultados positivos seguidos, contra Fluminense e Bahia, ambos de virada, os comandados do técnico Ney Franco terão mais um tabu a quebrar contra o alviverde e assim permanecer longe dos quatro últimos. Sem ter conseguido vencer nenhum clube paulista jogando em São Paulo na história do Campeonato Brasileiro, o time leonino quer esquecer retrospecto, abrir cada vez mais distância do rebaixamento e, finalmente, sonhar em um “algo a mais” na competição.
Para isto, a equipe que entrará em campo terá modificações. Por força contratual, Ayrton – que já estava machucado -, Vinícius e Luiz Gustavo não poderão ajudar o clube. Sendo assim, Nino Paraíba, atual titular da lateral-direita, Adriano e William Henrique ganham as vagas e serão os titulares contra o lanterninha da competição.
Do lado adversário, o objetivo é juntar os cacos após vexatória derrota para o Goiás por 6×0. Com uma série de desfalques, Dorival Júnior terá grandes problemas para escalar os onze que irão iniciar o jogo. Em compensação aos dez desfalques, o treinador terá a volta de seu principal jogador: Jorge Valdívia, que fará trio com Cristaldo e Mouche no ataque palmeirense. Caso vença o Porco ultrapassa o Leão por um ponto e volta a embolar a briga contra a Série B 2015.
Destaques
Labaia, labaia… Titular absoluto de Ney Franco nas duas passagens, o meia Luís Cáceres cresce a cada dia na confiança do torcedor. Desempenhando papel importante no setor direito da equipe junto com Nino Paraíba, Cáceres, que tem duas assistências no certame, é hoje uma das maiores armas ofensivas do Vitória contra os adversários. Mesmo sendo tão prestigiado, o paraguaio ainda não marcou neste brasileiro. Mas com tanta vontade em campo e sendo uma espécie de “coringa” no esquema tático, o atleta vem levando muita dor de cabeça aos adversários.
Apita o árbitro, Valdívia se machuca. Essa cena, apesar de cômica, vem se repetindo muito nas atuações do chileno com a camisa palestrina. Mesmo jogando tão pouco, o “El Mago” continua sendo o principal atleta da equipe paulista. O meia volta em um momento em que o Palmeiras mais precisa dele já que a agremiação já acumula três rodadas sem ganhar.
Desfalcados, mas confiantes em “dias melhores”, Porco e Leão querem se afastar um do outro e não comer o farelo do que cada anda comendo (não estou comendo ninguém). E é com essa perspectiva que os dois prometem muitas emoções nesta noite e não morrer na praia ao final do ano.
FICHA TÉCNICA
Série A – 24ª rodada
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP).
Data: 25 de setembro de 2014, quinta-feira.
Horário: 19h30 (de Brasília).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA – GO)
Assistentes: Chistian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Lúcio, Nathan e Victor Luis; Renato, Matheus Sales, Juninho e Valdivia; Mouche e Cristaldo.
VITÓRIA: Gatito Fernández; Nino, Roger Carvalho, Kadu e Juan; Adriano, Cáceres, Richarlyson e Marcinho; William Henrique e Dinei.