Impossível, vem do latim impossibĭle, significa muito difícil de conseguir. O texto começa com essa palavra porque muitos torcedores do Vitória julgam impossível que o Leão consiga reverter a vantagem do Paraná, no jogo dessa quarta-feira (19), em Curitiba.
Não tiro a razão deles. Nem o histórico, ajuda a pensar diferente. Em 8 jogos em solo curitibano, o Vitória só venceu um e por uma vantagem insuficiente para classificação.
Contudo, a palavra impossível tem outro significado: Contrário à razão; sem sentido racional. Ser torcedor é desconhecer a razão, a lógica. Para as grandes viradas no futebol, foi preciso acreditar no impossível para fazer acontecer. Vocês acham que no Camp Nou existia alguém sem acreditar na classificação do Barcelona contra o PSG?
Já sei o que está pensando: “Você tá maluco! Eles tinham Messi, Neymar, Suarez.” É amigo, mas foi preciso coração para marcar três gols em dez minutos. Na quarta, também será preciso coração. Muito coração!
Em campo, estarão onze jogadores representando toda nação rubro-negra. Quando o juiz apitar, vamos esquecer qualquer birra com jogador ou treinador: tem torcer, pensar positivo. Mesmo longe, acreditar é preciso!