Nesta terça-feira (11), a FIFA divulgou a abertura do Programa de Benefícios aos Clubes que acontece em todo ano de Copa desde a edição de 2010. Esse programa, que foi uma iniciativa da UEFA antes, visa pagar a clubes que cederam jogadores às suas seleções para a Copa do Mundo, estendendo essa cessão aos clubes em que o convocado atuou por dois anos antes da Copa. E o Vitória pode ser beneficiado.
De que forma?
Por ironia, pela provável convocação do atacante Jordy Caicedo pela seleção do Equador que irá disputar a Copa do Mundo no Qatar. A “ironia” vem pelo transferban que a entidade máxima do futebol aplicará ao clube justamente por uma dívida na negociação do atleta pro Leão. Acontece que a FIFA distribuirá cerca de U$10 mil dólares aos clubes por dia que o jogador estiver à serviço de sua seleção na Copa: isso não se restringe aos dias de jogos, mas também de treinamentos e até a preparação antes da estreia (que geralmente é uma semana antes do primeiro jogo), independente de entrar nos jogos ou não.
O equatoriano saiu de forma bem conturbada do Vitória no início de 2021. Assim, o Vitória por ser membro de um associado da FIFA (a CBF) pode solicitar o pagamento à entidade apresentando evidências que o atleta atuou no período, como uma cópia do contrato por exemplo. Na menor das hipóteses do Equador ficar na fase de grupos, contabiliza do dia 14 de novembro (início da preparação) até o dia 29 de novembro (última rodada da fase de grupos), o Vitória poderá receber U$160 mil dólares que na cotação atual poderá render pouco mais de R$845 mil reais aos cofres rubro-negro. Atualmente no Tigres-MEX, Caicedo atuou pelo CSKA Sofia-BUL quando saiu do Leão.
Além disso o Vitória pode ficar de olho na controvérsia que o Equador se encontra, por conta da suposta escalação irregular de um atleta durante as eliminatórias, em que o envolvido não é nascido no país equatoriano e não fez os trâmites de uma naturalização normal.
O clube, assim como todos no mundo que se enquadram nos requisitos, já podem realizar a solicitação através do sistema da FIFA. A entidade estima distribuir pouco mais de U$200 milhões, que em reais estima-se pouco mais de R$1 bilhão. Caso consiga a solicitação e Jordy Caicedo seja convocado pra Copa, o clube poderá utilizar o dinheiro pra retirar o transferban, que a própria FIFA “pagará”.