Início Artigos Fala, rubro-negro IDENTIDADE

IDENTIDADE

430

Acordo. Combinação. Compatibilidade. Concordância. Conformidade. Convergência. Simetria. Uniformidade. Aliança. Amizade. Avença. Conciliação. Concórdia. Consonância. Entendimento. Harmonia.

Lembro, com certa emoção, de alguns jogadores que declararam torcer, simpatizar ou, ao menos, lembrar do Vitória. Nomes como Bebeto, Viafara, Victor Ramos, Marinho e outros tantos já tiveram a oportunidade de afagar o ego do torcedor rubro-negro.

A Geração Colossal se depara, no entanto, com outro nível de Identidade (sim, com letra maiúscula!) entre jogadores, clube e torcida!

A cena protagonizada por Wagner Leonardo ao se apresentar como puxador da principal torcida de futebol do Estado confirma que a relação com o time está acima de questões contratuais! O Amor pela camisa pôde ser visto novamente! O cara é boca de zero nove!

“Ah, mas isso é coisa de torcedor!”

Sim, meu filho, e o puxador da torcida organizada é o que mesmo? O cara é simplesmente um grande torcedor do Esporte Clube Vitória! O resto é conversa…

“Ah, mas também é só ele, né?”

Ô, orêa seca, olha para o Monstro Sagrado carinhosamente apelidado de “Vovô Osvaldo”! O cara trabalha até com atestado médico! E repare que ele, mesmo sem possibilidade de jogar, não falta a um jogo, participa das preleções, acompanha o aquecimento ao lado do campo e, acredite, outro dia eu estava passando na frente do Santuário e vi ele às 22h de uma terça chuvosa fechando o portão da frente e guardando a chave no bolso.

“Ah, mas…”

Ah, mas nada! O Vitória vive o clímax da sua identidade com a torcida “que canta e vibra” independente da sua posição na tabela! E quem é doido de jogar nesse time e não se contagiar?

Basta tomar o exemplo do ilustre torcedor e grande ídolo do Leão da Barra na atualidade, o pequeno João Pedro colocou o pai para jogar no meio-campo do time e ele que não jogue bem!

Isso é Identidade!

Rafael Canário
Torcedor do Vitória e advogado

Fala, Rubro-Negro! é uma coluna de opinião que expressa pontos de vista de seus autores, não necessariamente semelhante à opinião deste Arena Rubro-Negra

Quer ter o seu texto publicado no Arena Rubro-Negra? Mande para arenarubro@gmail.com


Deixe sua opinião