Em duelo válido pela terceira rodada da Copa do Nordeste, o Vitória voltou a campo, nesta noite de quinta-feira, diante do América de Natal, no Barrradão. Atuando sob seu mando de campo, o Leão sofreu, mas acabou por vencer o time potiguar por 2 a 1.
O resultado deixa as duas equipes empatadas com seis pontos, na liderança do grupo A. No entanto, o time americano leva a melhor no saldo de gols. As equipes voltaram a campo no dia 4 de março, pela quarta rodada, desta vez com mando de campo potiguar.
O JOGO
Para a partida, Ricardo Drubscky apostou em uma formação inédita, escalando Jorge Wagner, Rogério e Vander, na faixa de meio-campo e optando por deixar Escudero entre os reservas.
A partida foi iniciada com ambas as equipes buscando o ataque, mas pecando nas conclusões. O América chegou à área rubro-negra, pela primeira vez, logo no primeiro minuto de jogo, mas Max falhou na hora de chutar. Aos seis, a primeira finalização do Vitória. Neto Baianoa arriscou chute de longe e não obteve sucesso.
GOL DO VITÓRIA
Não demorou para o Leão estufar as redes adversárias. Aos 14 minutos, Jorge Wagner alçou bola na segunda trave, em cobrança de falta, Ednei cabeceou para o centro da área e Zé Antônio acabou por empurrar a bola para seu próprio gol, pondo o Vitória na frente.
Com um gol de vantagem, o Leão passou a ter maior domínio da bola no campo de defesa adversário. No entanto, faltava criatividade no meio-campo, que não tinha dificuldades para invadir a zaga americana.
AMÉRICA BATE NA TRAVE
Por outro lado, o América, até então invicto no Nordestão, buscava o jogo, apostando nos contra-ataques e foi assim que quase chegou ao empate. Aos 29 minutos, Max caprichou em lançamento em profundidade para o veloz Thiago Potiguar, que chutou colocado, tirando de Fernando Miguel, mas viu a bola bater na trave.
O Vitória ainda chegou próximo de ampliar a conta em dois lances de Neto Baiano. Aos 41, o atacante recebeu cruzamento, mas errou o chute e facilitou a defesa de Busatto. Três minutos depois, o camisa 9 aproveitou bola alçada por Nino e cabeceou forte e, desta vez, obrigou o goleiro alvirrubro a realizar difícil defesa.
BLITZ AMERICANA NOS PRIMEIROS MINUTOS E EMPATE NO PLACAR
Já no segundo tempo, aproveitando do “sono” da defesa do Vitória, o América chegou ao empate e quase virou em menos de cinco minutos. Logo aos dois, Max venceu Saimon na corrida e cruzou na área. Ednei tentou afastar, mas a bola sobrou nos pés de Thiago Potiguar, que não perdoou. Finalizou e empatou o jogo.
Dois minutos após empatar, o Dragão parou em bela defesa feita por Fernando Miguel, após chute do camisa 9 Max. No minuto seguinte, mais pressão! Alekito desarmou Jorge Wagner e passou para Max, que finalizou e viu a bola passar rente à trave rubro-negra. A resposta do Vitória aconteceu em chute de José Welison, de longa distância.
Após 15 minutos de pouca produção no meio-campo, Drubscky pôs Escudero em campo, na vaga do lesionado Rogério. O camisa 11 do Leão passou a dividir os deveres da armação de jogadas, função determinada apenas para Jorge Wagner, no primeiro tempo.
JORGE WAGNER CONVERTE PENALIDADE
O Vitória passou à frente aos 21 minutos. Após chute de Elton defendido por Busatto, Vander foi derrubado na área e o árbitro viu pênalt. Jorge Wagner foi para a bola e não desperdiçou: 2 a 1.
Além do gol, o Vitória também contou com a expulsão do lateral-esquerdo alvirrubro, Maguinho. Aos 26, Elton recebeu cruzamento e cabeceou firme, obrigando o arqueiro adversário a realizar boa defesa. Quatro minutos depois, Emerson pôs Fernando Miguel para trabalhar, em chute de fora da área.
AMÉRICA DESPERDIÇA CHANCES E VITÓRIA VENCE O JOGO
Apesar de contar com um jogador a mais, dentro das quatro linhas, o Vitória chegou a sofrer pressão americana no final do jogo, que quase empatou o jogo. Aos 33 minutos, Max invadiu a área, novamente com facilidade, e chutou no travessão. Aos 40, Emerson perdeu o tempo da bola e, mesmo em boas condições de finalizar, perdeu o lance para Fernando Miguel.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 2X1 AMÉRICA/RN
Competição: Copa do Nordeste – 3ª rodada
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data e Hora: 18 de fevereiro de 2015 às: 19h00
Cartões Amarelos: Nino e Saimon; Zé Antônio, Maguinho, Tiago Dutra e Edson Rocha
Cartão vermelho: Maguinho
Gols: Zé Antônio (contra) e Jorge Wagner; Thiago Potiguar
Vitória: Fernando Miguel, Nino, Saimon, Ednei e Euller (Saimon); Amaral, José Welison, Jorge Wagner, Rogério (Escudero) e Vander; Neto Baiano (Elton). Técnico: Ricardo Drubscky.
América/RN: Busatto, Walber, Cleber, Zé Antônio Potiguar e Magalhães; Judson, Maguinho, Tiago Dutra e Cascata; Thiago Potiguar e Max. Técnico: Roberto Fernandes.
Foto: Divulgação/EC Vitória