O Vitória, que havia se classificado como o líder do grupo, enfrentou o sortudo Botafogo, que classificara a partir de um sorteio contra o Grêmio – os clubes se igualaram em todos os critérios válidos de classificação, sendo expostos ao derradeiro critério do sorteio. Jogando em um gramado e sede diferentes, o Leão foi buscar a classificação à semifinal da competição. No entanto, surpreendendo as expectativas dos torcedores e até mesmo da imprensa, os Garotos da Toca perderam de virada para o Botafogo, que virou o jogo em apenas 1 minuto.
Na primeira parte da partida, o Vitória entrou com uma postura defensiva e apresentou muitos passes errados e precoces, o que ajudou bastante nas várias investidas do clube carioca. Mesmo com o técnico Carlos Amadeu se esgoelando de gritar na beira do gramado, o time Rubro-Negro pouco fez. O Botafogo tivera várias chances de sair na frente, mas também os constantes erros dos cariocas acabaram levando o 0x0 ao segundo tempo.
Depois de muita conversa e puxão de orelha pelos respectivos treinadores do Botafogo e Vitória, o segundo tempo, de cara, já demonstrava mudanças significativas no modo de jogar de ambos os times. Principalmente para o Vitória, que conseguiu quebrar várias vezes a marcação cerrada que o Botafogo havia imposto no primeiro tempo. O que foi necessário para o Leão sair na frente na metade do segundo tempo, com um gol de Thiago, que mal tinha entrado no jogo. O tento nasceu a partir da saída errada do goleiro do Botafogo ao tentar espichar para fora a bola alçada na grande área por via de um escanteio.
Depois do gol, os dois clubes começaram a acelerar a troca de passes e, eventualmente, o ritmo de jogo. O Vitória dominou a partida e quase marcou outro gol com Alan Pinheiro.
Com a posse de bola e constantes tentativas de gols Rubro-Negras, já esperava-se a classificação do Vitória às semifinais do Brasileiro, no entanto, aos 32 minutos, Alemão, zagueiro do Botafogo, recebeu de Ulisses e finalizou de cabeça para marcar o primeiro dos Alvinegros. Ainda enquanto a TV que transmitia a partida mostrava o replay do gol, um minuto depois, o Botafogo conseguiu virar com Dedé, que apenas tocou livre para o gol a bola que havia rebatido na trave. Aos 45 minutos, o Vitória teve a chance mais clara de empatar, mas sem sucesso.
Resultado: Vitória 1×2 Botafogo, para saber que o jogo só acaba quando o Juiz der o apito final. Com o placar, o Vitória quebrou a sua sequência de invencibilidade, não poderá, consecutivamente, estar nas semifinais do torneio e ainda mandou um “azarão”, dono do pior ataque entre os que passaram às fases finais, ao penúltimo “ponto” antes da grande final.