O Vitória surpreendeu grande parte da torcida ao anunciar, já em meio à noite da última quinta-feira (6), a aposta no nome do baiano Marcelo Chamusca como o novo treinador da equipe, que disputará a Série B em 2019.
Nascido em 1966, Marcelo Augusto Oliveira Chamusca é natural de Salvador. Teve, no Vitória, os primeiros passos de sua carreira como treinador, atuando entre 1993 e 1998 como comandante técnico das categorias de base (no juvenil e juniores). Cerca de vinte anos mais tarde, retorna ao clube para, pela primeira vez, ser treinador da equipe profissional do rubro-negro.
Em seu retrospecto recente, soma boas passagens por clubes de divisões inferiores do futebol brasileiro, em especial no futebol cearense, onde, após treinar o Fortaleza por mais de 80 jogos, conquistou, no ano de 2017, o acesso à Série A com o Ceará. Esteve também em clubes como Ponte Preta, Atlético Goianiense, Guarani, Sampaio Corrêa e Paysandu, além de trabalhos no mundo árabe e Japão.
Além de surpreender a torcida do Vitória, o anúncio parece não ter agradado os dirigentes do Oeste, clube do interior de São Paulo, e que também disputará a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Isto porque, dias antes do anúncio oficial pelo Vitória, o nome de Chamusca já era dado como certo no clube paulista para a próxima temporada. Em sua postagem no Instagram, ele também comentou o fato.
Confira na íntegra o texto publicado pelo treinador: