Início Matérias Uma temporada sofrível: relembre os números do Vitória em 2021

Uma temporada sofrível: relembre os números do Vitória em 2021

Temporada do rubro-negro baiano foi marcada por eliminações, desespero e um já esperado rebaixamento para a Série C do Brasileirão

825
Vitória 4x0 Brasil de Pelotas
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

A temporada 2021 do Esporte Clube Vitória foi marcada por fracassos, mas principalmente pelo rebaixamento à terceira divisão do futebol brasileiro. O clube, que já vinha flertando com a queda em anos anteriores, dessa vez não conseguiu se salvar.

Ao todo foram 66 jogos disputados no ano, sendo 9 pelo Campeonato Baiano, 10 pela Copa do Nordeste, 6 na Copa do Brasil, 38 na Série B e ainda três partidas válidas pela pré-Copa do Nordeste 2022. O Leão venceu 18, empatou 27 e perdeu 21. Foram 66 gols marcados e 61 sofridos. O aproveitamento foi de 40,9%.

DESEMPENHO NAS COMPETIÇÕES

No Campeonato Baiano, o Vitória participou de nove jogos: venceu apenas duas vezes, empatou cinco e perdeu duas partidas. Fez 11 gols e sofreu 10. Pelo terceiro ano consecutivo, não passou da primeira fase.

Já na Copa do Nordeste, o Vitória conseguiu chegar até a fase semifinal. Na primeira fase, ficou em 2º no grupo B. No mata-mata passou pelo Altos/PI, mas caiu diante do grande algoz das últimas temporadas, o Ceará. No torneio regional foram 10 partidas com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. 12 gols marcados e 10 sofridos.

Na Copa do Brasil, o Leão surpreendeu e chegou até a quarta fase. Superou Águia Negra/MS, Rio Branco/ES e Internacional, mas foi eliminado pelo Grêmio. Em seis partidas, três vitórias e três derrotas. Seis gols marcados e seis sofridos.

A Série B do Vitória foi de muitas inconsistências. O primeiro turno foi muito ruim, com apenas duas vitórias. No total, oito vitórias em 38 partidas. Impressionantes 16 empates e 14 derrotas. 31 gols marcados e 32 gols sofridos. Infelizmente, rebaixamento confirmado.

Por fim, para encerrar os fracassos da temporada, eliminação para o Botafogo/PB na pré-Copa do Nordeste. Antes, porém, o Leão superou o Itabaiana. No entanto, foi eliminado nos pênaltis, em casa, pelo time paraibaino.

QUEM MAIS JOGOU

David (atacante) – 59 jogos
Wallace (zagueiro) – 53 jogos
Roberto (lateral) – 49 jogos
Lucas Arcanjo (goleiro) – 47 jogos
Samuel (atacante) – 49 jogos

ARTILHARIA

David (atacante) – 11 gols
Samuel (atacante) – 9 gols
Soares Bolota (meia) – 6 gols
Marcinho (atacante) – 5 gols
Eduardo (meia) – 4 gols

MAIS CARTÕES AMARELOS

João Pedro (volante) – 16
Gabriel Bispo (volante) – 14
Wallace (zagueiro) – 11
Pablo Siles (volante) – 10
Eduardo (meia) – 10

MAIS CARTÕES VERMELHOS

João Pedro (volante) – 2
Samuel (atacante) – 2
Caíque (goleiro) – 1
Pablo Siles (volante) – 1
Marcelo Alves (zagueiro) – 1
Pedrinho (lateral) – 1


Deixe sua opinião