Nos próximos dias, o conselho diretor do Vitória poderá passar por uma mudança drástica. O motivo é o avanço de um movimento dos sócios votantes do Leão que querem a destituição da diretoria do rubro-negro.
O movimento visa recolher assinaturas de 1/5 dos associados com direito a voto para a convocação de uma Assembleia Geral com o objetivo de decidir o futuro do Vitória. De acordo com os líderes, o requerimento já se encontra em fase de conclusão.
O pedido é baseado em denúncias de gestão temerária cometida pelo presidente licenciado Ivã de Almeida. A principal acusação do grupo é o contrato com a Futebol Card, que foi celebrado no início de junho. De acordo com o documento, a empresa vai embolsar mais de 5 milhões de reais durante a duração do contrato.
Após a conclusão do processo de recolhimento de assinaturas, o requerimento será enviado ao presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Catharino Gordilho Filho. Ele terá oito dias para dar prosseguimento.
Caso ele não promova AGE, o pedido poderá ser enviado aos presidentes do conselho diretor, Agenor Gordilho e ao presidente do conselho fiscal, Walter Tannus, que terão cinco dias para atender o pedido.
Se ainda assim os sócios não forem atendidos, os três primeiros subscritores poderão protocolar, na secretaria do clube, o pedido para AGE. Na lista do movimento, os lugares estão vagos e serão definidos no ato do protocolo.
Na AGE de destituição, é necessário que 3/5 dos sócios votantes concordem com a saída do conselho diretor. No requerimento, os conselhos deliberativo e fiscal serão poupados.
Outra via
Enquanto os sócios se movimentam, alguns conselheiros liderados por Tiago Bittencourt seguem buscando recolher assinaturas no conselho deliberativo para a destituição do conselho diretor.
https://twitter.com/tiagofb1985/status/888888472009834497
Neste caso, é necessário que a maioria absoluta dos conselheiros faça o requerimento. O restante dos procedimentos é o mesmo para os sócios.
E depois?
Caso a destituição seja aprovada, será convocada outra AGE para definir quem será o novo presidente do Vitória. A convocação deverá ser feita por Paulo Catharino Gordilho Filho, presidente do conselho deliberativo, 48 horas após a AGE de destituição.
A eleição ocorrerá dez dias após a convocação. Sócios com mais de 36 meses poderão concorrer ao cargo máximo do Vitória.