Logo após o Campeonato Brasileiro, o técnico Ney Franco deixou o comando técnico do Vitória. O anúncio foi feito logo após o jogo contra o Santos, que decretou a queda do Vitória para série B
Ney Franco chegou ao clube no dia 02 de setembro de 2013 com a missão de salvar o Vitória no Campeonato Brasileiro. Com contrato de dois anos, o técnico recuperou o Vitória no Brasileiro e levou o rubro-negro ao inédito quinto lugar no campeonato nacional.
O sucesso do final de 2013 não se repetiu em 2014. Ney deixou o Leão em maio após perder o Campeonato Baiano para o principal rival, o Bahia, ser eliminado pelo J. Malucelli na Copa do Brasil e da Copa do Nordeste pelo Ceará. Na sua primeira passagem, Franco teve um aproveitamento de 58% dos pontos com 22 triunfos, 16 empates e 9 derrotas em 47 jogos.
Após a demissão de Jorginho, a diretoria do Vitória recontratou Ney Franco com a mesma missão de 2013: salvar o time do rebaixamento. Porém, o técnico fracassou. Com apenas 38% de aproveitamento, Franco foi demitido nos vestiários do Barradão.
No seu último pronunciamento no comando do Vitória, Ney Franco pediu desculpa a torcida, agradeceu aos jogadores e diretoria pelo empenho. “Em relação ao torcedor, a única coisa que posso pedir é desculpas pelo fato ocorrido. Não tivemos a competência para escapar do rebaixamento. Trabalhamos de quatro a cinco rodadas tentando pontuar. O jogo de hoje foi um reflexo que fizemos dentro da temporada. Em relação à direção, o clube deu condições de trabalho. E dói. Além da queda, saio daqui em uma situação que o presidente deu apoio para trabalhar. Fiz o trabalho abaixo do esperado e isso aliado a nossa incompetência de jogo, a gente termina o campeonato nesta situação”, finalizou Ney
FOTO: Marcello Góis/Arena Rubro-Negra