Graças ao pobre placar de um gol para cada lado, na quarta-feira passada, no Barradão, a equipe de Ricardo Silva tem agora como obrigação vencer ou empatar com pelo menos dois gols ou mais para ambos os clubes, nesta quarta (9), desta vez no Engenhão, às 19h30.
Inclusive, a tarefa pode ser considerada mais rígida por ser contra o Botafogo “quase campeão”, afinal o clube carioca vem de uma goleada contra o Fluminense, em partida válida pelas finais do Cariocão. Com esta possibilidade, o time de El Loco Abreu e companhia tem grandes chances de não levar o título do estadual, além de que a derrota encerrou a invencibilidade de 23 jogos do Botafogo.
No outro lado, como visitante, o Vitória de Neto Baiano e mais dez, que, no último domingo, engoliu mais outro empate dentro de casa, porém desta vez contra o seu rival, o Bahia, também pelas finais do estadual.
Então, na noite de hoje, ambos terão a difícil obrigação de darem mais um passo na copa nacional, senão, no próximo domingo, não haverá grito de torcida que consiga segurar tamanha pressão e responsabilidade dentro de campo, seja no Rio ou em Salvador.
Oswaldo de Oliveira, professor dos cariocas, entrará no Engenhão com força máxima: voltam Jefferson, Renato, Fellype Gabriel e o artilheiro Loco Abreu. O atacante Jobson e o meia Andrezinho ainda continuam de fora, para a alegria da torcida rubro-negra.
Os rubro-negros, mesmo pensando na final do Baianão, não pouparão esforços e, não diferente dos cariocas, buscam com tudo a classificação. Por isso, Ricardo Silva só não vai levar para a Cidade Maravilhosa apenas os contundidos, como é o caso de Marquinhos, Nino, Renan e o volante Michel, além de Victor Ramos, que deve ficar em Salvador cumprindo sua suspensão automática.
A dúvida do interino ex-vice da Copa do Brasil de 2010 é se joga, na lateral direita, Léo ou Romário, pois o primeiro vem de uma falha contra o mesmo Botafogo, que originou o único gol do clube no Barradão, e o segundo está recém-recuperado. O ataque continua sob a responsabilidade do artilheiro Neto Baiano e o seu “passador”, Tartá.
O vencedor do confronto pega o Coritiba.
Botafogo x Vitória
pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2012.
Local: Estágio Engenhão, Rio de Janeiro (RJ).
Data e horário: quarta-feira (9), às 19h30.
Árbitro: Paulo César Oliveira (FIFA/SP).
Assistentes: Vicente Romano Neto (Asp. FIFA/SP) e Fábio Rogério Baesteiro (CBF/SP).
Botafogo: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Fellype Gabriel e Maicosuel; Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Vitória: Douglas; Leo (Romário), Rodrigo, Gabriel Paulista e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Geovanni; Tartá e Neto Baiano. Técnico: Ricardo Silva.