Início Jogos Análises Análise: Proclamamos o título

Análise: Proclamamos o título

0

O Vitória é campeão brasileiro. O primeiro do Estado a ser campeão na era dos pontos corridos. Sabe o que isso significa? Que desde abril, quem manda na divisão de acesso do futebol brasileiro é o Leão.

Neste dia 15 de novembro, Proclamação da República, o que os torcedores rubro-negros proclamam mesmo é o tão sonhado título nacional, o primeiro da história do clube.

E como isso foi construído? Alguns falam que o ponto de virada aconteceu no final do primeiro turno, quando o Leão se recupera na competição com três vitórias consecutivas, em especial contra o Sport, um dos postulantes ao título naquele momento.

Outros, como o próprio Léo Condé, ressaltam o início arrasador na Série B com cinco vitórias consecutivas. Mas, na verdade, tudo começou em 2022, quando o Vitória sai de uma posição mais próxima da Série D do que da Série C, com apenas 2% de chance de subir, e consegue o acesso histórico, puxado pelos gritos e braços da torcida rubro-negra.

Aliás, essa torcida foi inacreditável! Uma nova geração Colossal se forma gritando aos quatro cantos “Deus me Livre de Não ser Vitória”, mesmo com a equipe na Série C do Campeonato Brasileiro.

Depois, acreditou na equipe desde o início da Série B, mesmo após o Leão ser derrubado em competições menores, como o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste. Essa torcida é que, até o fechamento dessa análise, já possui mais de 32 mil sócios loucos para lotar o Barradão para a festa do sábado.

Mas dentro do Vitória, alguns nomes também precisam ser ressaltados. A diretoria e a comissão técnica acertaram em boa parte das contratações este ano. Trouxe nomes com grande histórico no futebol como Zeca, Osvaldo e Léo Gamalho e outros mais desconhecidos e que deram certo no clube como o volante Dudu e o zagueiro Wagner Leonardo.

E o que falar do mineiro Léo Condé? Batendo na trave nos últimos anos com o Sampaio Correa, o treinador deixou todos sem saber qual equipe titular do Vitória por um bom tempo durante a competição. Optou por três zagueiros, jogou no 4-4-2, o tradicional 4-3-3 e ainda foi ousado a colocar três baixinhos lá na frente, como Mateus Gonçalves, Osvaldo e Wellington Nem.

Outro diferencial na campanha do Leão é o elenco qualificado. Sofrendo a cinco anos sem um banco de reservas com qualidade, o Vitória pode contar com jogadores como Gegê, Wellington Nem e Zé Hugo, que foram importantes na caminhada. Além disso, trouxe atletas como Mateus Gonçalves (início arrasador) e Iury Castilho (peça-chave no final), que ampliaram o leque de opções do técnico Léo Condé.

Por último e não menos importante, é necessário lembrar da base do Vitória, que continua a formar grandes atletas. É só olhar para o gol do Leão: Lucas Arcanjo fez uma campanha impecável é o melhor goleiro da Série B, com defesa sensacional no jogo do acesso. Além dele, o zagueiro Marco Antônio e o volante Léo Gomes também participaram do elenco do acesso. Que 2023 vem com mais garotos da base mostrando o seu valor!

É por isso tudo que hoje é Dia da Proclamação do Título! É Dia de gritar o dia todo, a cada segundo: É Campeão! A gente merece demais!


Deixe sua opinião