Início Matérias Sob o comando de João Burse, Vitória vai a campo nesta segunda...

Sob o comando de João Burse, Vitória vai a campo nesta segunda (15) pela Copa SP

0

A campanha do Vitória nesta edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior tem ganhado destaque nos últimos dias. Nomes como Luan, Cedric, Eron, Flávio, Hebert e outros já começam a ser conhecidos pelo torcedor, com alguns deles sendo, inclusive, sugeridos no elenco principal. Nesta segunda-feira (15), o Leãozinho irá novamente a campo, pela fase oitavas de final, para enfrentar o Londrina, do Paraná.

Desde 2015, o sub-20 rubro-negro não ia tão longe na Copinha, que é considerada uma das maiores e mais importantes na categoria de juniores. Naquela oportunidade, a equipe acabou eliminada pelo Palmeiras, nas quartas, com um time que contava, dentre outros garotos, com o zagueiro Ramon (no elenco até hoje), os meias Flávio (que chegou a ter sequência no profissional naquele ano) e Nickson, além dos atacantes Gabriel Pereira e Rafaelson. Os dois goleiros eram Wallace e Caíque.

A melhor lembrança do clube na competição remete, sem dúvidas, ao ano de 1993, quando, com garotos que mais tarde passariam a compor o elenco vice-campeão brasileiro daquele ano, o Leãozinho foi eliminado nas semifinais, diante da equipe do São Paulo, que viria a ser campeã. Naquela época, porém, o torneio contava com apenas 32 equipes.

Na edição atual, a equipe, que vinha de títulos conquistados no último semestre, demonstrou um bom potencial logo de cara. Após goleadas nos jogos iniciais – 5 a 2 contra o Atibaia-SP, na estreia, e 5 a 0 diante do Globo-RN –, chamaram a atenção as atuações do jovem Luan, autor de cinco gols nas duas partidas, além de intensa participação nas jogadas de ataque. O lateral Cedric, titular com Argel Fucks em algumas poucas partidas do time profissional na temporada 2017, também foi destaque.

Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Além dos destaques dentro de campo, a boa campanha do Vitória na Copa São Paulo está ligada a outro nome: João Burse. Atual treinador da equipe sub-20 e que há muitos anos acompanha a evolução desta safra, também treinada por ele no sub-17, Burse retornou ao Vitória em setembro do ano passado.

“É motivo de muita felicidade ter voltado para o Vitória, estar fazendo uma Copa São Paulo muito boa. Esses atletas vêm de outra competição, a Copa do Nordeste, onde foram campeões no final do ano. É focar, aqui é uma final a cada jogo”, comentou o treinador, em entrevista à Rede Vida.

Após derrota para o Primavera-SP, que não atrapalhou a classificação no primeiro lugar do grupo 15, coube ao atacante Eron chamar a responsabilidade diante do Ituano, na segunda fase. Foram três gols marcados na goleada por 4 a 1. O camisa 9 é um dos mais “experientes” da atual safra – irá completar 20 anos, limite de idade da categoria, em julho.

Na fase seguinte, novamente contra do Primavera-SP, time da casa que já havia sido adversário na primeira fase, vitória por 1 a 0, com gol do atacante Flávio, também de 19 anos, garantiu a equipe nas oitavas. “Jogo difícil. Realmente foram dois tempos distintos, sabíamos que com a torcida empurrando eles teriam que sair mais no segundo tempo. Sustentamos o placar, isso dá forças para entrar forte na próxima fase. O sonho continua, sem dúvidas”, analisou Burse.

O comandante do sub-20 tem o cuidado de salientar a boa relação que tem tido com o treinador da equipe principal. “Trata-se de um trabalho em conjunto com o Mancini, sempre lado a lado, conversando sobre os atletas. Faz toda a diferença na hora da transição”, concluiu.

O confronto diante da equipe paranaense do Londrina acontecerá na tarde desta segunda-feira (15), às 15 horas (de Salvador), novamente no Estádio Ítalo Mário Limongi, na cidade de Indaiatuba. O torcedor rubro-negro poderá acompanhar o lance a lance da partida nas redes sociais do Arena Rubro-Negra.


Deixe sua opinião