Início Matérias Buscando igualar melhor campanha, Vitória encara o São Paulo na Copinha

Buscando igualar melhor campanha, Vitória encara o São Paulo na Copinha

0

Quando os meninos do sub-20 do Vitória forem a campo logo mais, às 15 horas (de Salvador), para enfrentar a equipe do São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, além de um forte oponente e provável apoio adversário nas arquibancadas, terão de lidar com um histórico não muito favorável diante do tricolor paulista na competição de base.

Em suas 27 participações até hoje na Copa São Paulo de Futebol Júnior (a primeira em 1983, quando o torneio ainda se expandia), o Vitória jamais conseguiu eliminar o adversário desta tarde. No ano de 1993, quando alcançou as semifinais pela única vez até hoje, foi justamente o São Paulo que pôs fim a melhor campanha do rubro-negro na Copinha, após derrota por 1 a 0 no antigo estádio Parque Antártica. A equipe do Morumbi viria a ser campeã daquela edição.

Em outras quatro oportunidades, a equipe chegou até as quartas de final (1994, 2003, 2012 e 2015). Nesse estágio da competição, o Leãozinho ainda esbarrou com o adversário do Morumbi mais uma vez, já no ano seguinte, em 1994. Dessa vez no Pacaembu, novo revés, agora por 2 a 0.

Enfrentando um outro adversário paulista na mesma fase de quartas, houve ainda um outro confronto memorável, no ano de 2003. Numa partida equilibrada contra o Palmeiras, os meninos da Toca acabaram eliminados após derrota por 3 a 2. Naquele ano, dentre outros nomes, o Vitória contava com Leandro Domingues. Ainda com 19 anos, Domingues terminou como artilheiro da competição, com seis gols.

Na atual edição, os comandados de João Burse já igualaram, portanto, a segunda melhor campanha do clube na Copinha. Em números, o Vitória soma cinco vitórias e uma derrota, com 17 gols marcados e cinco sofridos, saldo de doze. Em seu elenco, o artilheiro do torneio até aqui, Luan, que tem seis gols, além de Eron, com cinco. Já o São Paulo está invicto, com seis vitórias, os mesmos 17 gols marcados e apenas três sofridos. No elenco são-paulino, destacam-se o meia Igor e o rápido atacante Toró.

Desenhado num 4-3-3, o onze rubro-negro se caracteriza por muita velocidade e bom poder técnico de ataque, com Flávio e Luan tendo liberdade e procurando também os lados do campo para atacar, enquanto o camisa 9 Eron centraliza as jogadas, como referência. Outros bons destaques da equipe são o volante Hebert e o meia Farinha, além do lateral Cedric, outra boa arma ofensiva e que já teve oportunidades no time de cima. Todos, com exceção de Luan, completarão 20 anos em 2018.

A partida contra o São Paulo acontecerá às 15 horas (horário de Salvador) desta quinta-feira (18), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. A delegação rubro-negra viajou cerca de 250 km até o local da partida. O torcedor rubro-negro poderá acompanhar o lance a lance da partida nas redes sociais do Arena Rubro-Negra.


Deixe sua opinião