Pode comemorar, torcedor! O Vitória está garantido na Série A de 2024 e cada vez mais perto de se tornar CAMPEÃO do Brasileirão Série B 2023 de forma matemática.
A conquista do acesso acontece com a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, o “Jorjão”, na cidade de Novo Horizonte-SP.
Com 69 pontos e 21 vitórias conquistadas, o Vitória só pode ser ultrapassado matematicamente pelo Criciúma, que tem 60 pontos, 18 triunfos e nove pontos a disputar.
A conquista do título, de forma oficial, pode acontecer na terça-feira (14), caso a equipe catarinense não vença o Guarani fora de casa.
O JOGO
O Colossal entrou em campo já sabendo da missão que tinha para sair de campo com a conquista do acesso garantida mesmo com faltando duas rodadas para o fim da competição.
Enquanto o Vitória buscava garantir o acesso e colocar a mão na taça, o Novorizontino precisava do resultado positivo para entrar no G-4. E a partida começou em ritmo nervoso, mas com o Novorizontino buscando assumir o controle do jogo.
Aos 19 minutos de jogo, a equipe paulista abriu o placar. Após chute de fora da área, o goleiro Lucas Arcanjo espalmou para o centro da grande área e Rômulo aproveitou o rebote para marcar gol.
Atrás do placar, o time rubro-negro encontrava dificuldades para furar o sistema defensivo adversário, que, por sua vez, quase ampliou o placar. Em um dos lances, o atacante Ronaldo viu seu chute raspar a trave, aos 46 minutos.
Antes do intervalo, no entanto, o Leão rugiu mais alto do que o Tigre para empatar o placar em uma das suas poucas idas ao ataque. Após jogada que foi iniciada na defesa, Zeca cruzou para a área. A bola passou por dois jogadores, mas não por Léo Gamalho, que dominou e fuzilou para as redes. Golaço!
No retorno para a segunda etapa, o nervosismo permaneceu sendo um dos principais fatores de dificuldade da partida. Afinal, o resultado da primeira etapa já seria matematicamente suficiente para colocar o Leão na elite.
O panorama, no entanto, foi semelhante ao dos 45 minutos iniciais, com o Novorizontino criando mais oportunidades – quase marcando o segundo gol aos 12 e 13 minutos. Em um dos lances, a bola explodiu no travessão.
Pelo lado rubro-negro, a postura era de jogar com linhas baixas, tentando ao máximo evitar perigo por parte do adversário, além de buscar contra-ataques para tentar definir o jogo.
Mesmo postado defensivamente, o Vitória em alguns momentos ainda cedia espaços. Aos 36 minutos, um contra-ataque do Novorizontino só não marcou o gol porque Lucas Acanjo cresceu no lance e fez uma defesa de CAMPEÃO!
Já na reta final do jogo, o Leão ainda acertou o travessão em jogada pela esquerda que terminou em um chute forte de Dudu.
Nos acréscimos, aos 48 minutos, Zé Hugo sofreu pênalti e Welder fez o gol do acesso e possivelmente o do título!