Início Notícias Conselho Deliberativo do Vitória diverge sobre aprovação das contas de 2022

Conselho Deliberativo do Vitória diverge sobre aprovação das contas de 2022

0

Em campo, o Vitória é líder da Série B com o melhor ataque da competição. Fora dele, os ânimos estão acirrados. Os conselheiros do clube não chegaram a consenso sobre aprovação das contas do clube do exercício 2022. O principal ponto de divergência entre os grupos de situação e oposição é sobre o relatório do Conselho Fiscal encaminhado para votação.

No último dia 31 de maio, o Conselho Deliberativo do Vitória se reuniu para votação das contas de 2022, porém a reunião terminou sem definição. A oposição aponta que o Conselho Fiscal encaminhou o parecer sem as ressalvas da empresa de auditoria exterma RSM Brasil Auditores SC, já a situação afirma que o movimento de reprovação das contas é político.

“A reunião foi suspensa e será retomada, após adoção de algumas providências solicitadas. Quanto à minha condução, melhor ouvir conselheiros de outros grupos, que se preocupam unicamente com o bem do clube. Não se interessam por política. É somente isto que tenho a declarar”, disse Nilton Almeida, presidente do Conselho Deliberativo, em entrevista ao Bahia Notícias.

Além de questionar o parecer, o grupo de oposiçao questiona a condução da reunião por parte de Nilton. O conselheiro Claúdio Lessa afirmou que o presidente de Conselho Deliberativo não deixou que ele apresentasse a sua opinião sobre o parecer do Conselho Fiscal.

“Ontem à tarde, fiz um relatório complementar com algumas considerações. Falei: vou apresentar essas considerações para que o Conselho faça recomendações de governança, de controle com os gastos. Divulguei esse relatório. Talvez por isso ele não deixou eu falar. Perguntei: por que eu não posso falar? Ele respondeu que porque quem tem que apresentar parecer é o Conselho Fiscal. Falei: vou chamar de opiniões, então, não de parecer. Mas ele não permitiu que eu falasse, cortou o microfone”, afirmou Lessa em entrevista ao Bahia Notícias.

Mesmo com todo conflito, Nilton Almeida colocou as contas em votação com três opções: Aprovação sem ressalvas, aprovação com ressalvas e reprovação. Os conselheiros de oposição iniciaram um movimento de reprovação das contas como conta o conselheiro Mário Pinho.

É a única forma que o Conselho tem de demonstrar insatisfação. Há uma maioria dos grupos de oposição. Se ele não entender que passou a época do ‘conselho do amém’, vamos acabar caindo nas mesmas armadilhas de prejudicar o clube. Se o Vitória tem as contas reprovadas por uma animosidade, perde os direitos de receber o dinheiro da Libra”, disse Pinho em entrevista ao Bahia Noticias.

Com isso, Nilton Almeida suspenso a reunião para que os conselheiros apresentassem as suas ressalvas. “Em protesto, alguns deles votaram dessa forma e começou uma polêmica. Houve pedido de questão de ordem para que a reunião fosse suspensa por 10 minutos. O presidente acatou, e logo quando voltou, não cessando o conflito, entendeu que deveria suspender em definitivo, dando aos conselheiros 48 horas para apresentarem por e-mail quais seriam as ressalvas a serem analisadas pelo plenário”, relatou Antônio Daniel, conselheiro de situação, em entrevista ao Bahia Notícias.

A Frente Vitória Popular divulgou uma nota com as suas ressalvas e questionamentos sobre o parecer. A votação será retomada na próxima reunião do Conselho Deliberativo.


Deixe sua opinião