Início Notícias Frente Vitoria Popular divulga ressalvas as contas do Vitoria de 2022

Frente Vitoria Popular divulga ressalvas as contas do Vitoria de 2022

0

Relatório do Conselho Fiscal contém irregularidades nas contas do Esporte Clube Vitória, aponta Frente Vitória Popular

O Esporte Clube Vitória está enfrentando sérias questões financeiras, de acordo com um parecer divulgado pela Frente Vitória Popular. O relatório, referente ao ano de 2022, revelou várias ressalvas que levantaram preocupações sobre a gestão financeira e o cumprimento das obrigações fiscais da equipe.

Uma das principais ressalvas destacadas no relatório é o aumento de despesas sem a devida autorização do Conselho Deliberativo. O clube ultrapassou o orçamento aprovado para o ano passado, resultando em um déficit significativo. Além disso, houve uma redução extraordinária do débito devido à vigência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), sem a devida previsão no orçamento.

Outra preocupação apontada diz respeito ao índice de liquidez do clube, que foi considerado muito baixo. Isso significa que o Vitória tem enfrentado dificuldades financeiras recorrentes e tem precisado recorrer a empréstimos para sustentar suas atividades.

Além disso, o relatório menciona a falta de contabilização e detalhamento de doações. Doações que foram amplamente divulgadas não foram devidamente registradas nas demonstrações contábeis do clube, assim como os eventuais proveitos patrimoniais decorrentes dessas doações.

O relatório também destaca o descumprimento das exigências de segregação de custos e despesas. As demonstrações contábeis não apresentaram especificações adequadas dos custos e receitas, violando as exigências estabelecidas para entidades desportivas profissionais.

Outra falha grave apontada é a falta de regularidade na apresentação das certidões negativas tributárias e trabalhistas. O clube não conseguiu fornecer com consistência as certidões negativas ou positivas com efeito de negativa correspondentes aos tributos federais, estaduais e municipais, bem como às obrigações trabalhistas e do FGTS.

Por fim, o relatório também chama atenção para a competência do Conselho Gestor do clube, que não cumpriu seu dever de informação, comprometendo a atribuição fiscalizatória dos Conselhos Fiscal e Deliberativo.

Diante dessas ressalvas, medidas urgentes são recomendadas para a melhoria dos controles internos do clube. O relatório sugere a contratação de consultoria externa para avaliação do imobilizado, a elaboração de um planejamento financeiro a longo prazo e a resolução das falhas apontadas pelos conselhos e auditor independente. Além disso, é essencial que o clube divulgue os demonstrativos exigidos pelas normas contábeis, garantindo maior transparência em sua gestão financeira.

As ressalvas apresentadas pelo Conselho Fiscal do Esporte Clube Vitória levantam preocupações significativas sobre a transparência e a gestão financeira da equipe. Agora, cabe à diretoria do clube tomar medidas corretivas e implementar mudanças para garantir a sustentabilidade a longo prazo do Vitória.


Deixe sua opinião