Início Notícias Encontro de torcedores discutem sobre inclusão, SAF e governança

Encontro de torcedores discutem sobre inclusão, SAF e governança

0

O primeiro encontro de torcedores do Vitória, organizado pelo conselheiro Ícaro Argôlo, aconteceu, neste sábado (27), no auditório de pós-graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu. O evento reuniu teóricos, profissionais do mercado esportivo e representantes dos órgãos internos do clube. Realizado em parceria com o curso MBA em Gestão Esportiva no Futebol, o encontro teve como objetivo discutir assuntos relevantes para o futuro da agremiação, desde a importância dos conselhos internos até a valorização feminina no contexto esportivo.

O evento teve início às 08h e contou com a presença do presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube, Nilton Almeida e Vágner Reis, respectivamente.

O primeiro painel abordou a importância dos órgãos internos e do estatuto, contando com a participação de Vinícius Crysóstomo como mediador. Tiago Bittencourt, ex-conselheiro do Vitória e participante ativo na construção do estatuto aprovado em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no ano passado, juntamente com Silvio Neves, Diretor Jurídico do Sport, e Marcos Henrique, membro do conselho fiscal do Fortaleza, debateram sobre a relevância de um conselho que cumpra os regimentos internos do clube e assegure a participação efetiva dos conselheiros em suas atribuições.

O segundo painel, mediado por Bete Dantas, que compõe a Torcida Uniformizada Os Imbatíveis e o Conselho Deliberativo do clube, colocou em pauta a valorização feminina no contexto esportivo. Sara Moraes, sócia-torcedora, e Paloma Amazonas, do conselho de ética, discutiram a participação das mulheres no clube, abordando temas como machismo, misoginia, assédio, cotas de gênero, acessibilidade feminina e a importância de dar voz e espaço para as mulheres que são torcedoras do Vitória.

O terceiro painel teve como tema “A importância da governança e o compliance como instrumento de controle” e contou com Nilton Sampaio como mediador. Victor Mendes, ex-conselheiro do clube, e Fernando Monfardini, compliance officer do Clube Atlético Mineiro, debateram sobre a influência da estrutura de governança nas finanças do clube, a necessidade de profissionalização dentro do futebol e a importância da transparência nas gestões dos clubes de futebol.

No encerramento, um tema controverso ganhou destaque: “Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Limites e Assimetrias”. O debate, mediado por Tácio Caldas, conselheiro do clube e jornalista, contou com a presença de Irlan Simões, pesquisador, jornalista e conselheiro do clube, Hiago Marques, do conselho fiscal do Fortaleza, e Léo Amoedo, investidor do Itabuna. Nesse último painel, discutiu-se a compreensão sobre modelos de clubes abertos e fechados, além de modelos de SAF no Brasil, ressaltando a importância de fomentar a discussão sobre SAF no contexto do Vitória.

O primeiro Encontro de Torcedores do Vitória mostrou-se como um importante espaço de debate e reflexão sobre temas fundamentais para o futuro do clube, como a governança, acesso das mulheres ao estádio e vida política e as perspectivas de modelos de gestão. O evento demonstrou o compromisso dos torcedores do colossal em promover a transparência, fortalecer a participação dos torcedores e buscar soluções para os desafios enfrentados pelo clube.


Deixe sua opinião