Início Matérias FBF define alterações e divulga tabela do Campeonato Baiano

FBF define alterações e divulga tabela do Campeonato Baiano

0

O Campeonato Baiano do próximo ano terá mudanças em seu formato. Na noite de ontem, a FBF (Federação Bahiana de Futebol) divulgou os detalhes do sistema de disputa da competição, que terá seu início na segunda quinzena de janeiro, além de disponibilizar também a tabela detalhada da primeira fase. Atual bicampeão baiano, o Vitória irá em busca de seu 30º título.

Tabela e datas

O campeonato terá início no dia 21 de janeiro, um domingo. Na rodada das 18h30, o rubro-negro estreia em casa, enfrentando a Juazeirense. Neste dia, haverá uma rodada dupla no Manoel Barradas, já que antes, às 16 horas, Atlântico e Vitória da Conquista irão a campo em outro confronto válido pela rodada de abertura.

Em seguida, o Vitória terá dois jogos fora de casa, contra o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, e diante do Atlânico, no estádio de Pituaçu. O clássico Ba-Vi está marcado para o dia 18 de fevereiro, na 6ª rodada, e será realizado no Barradão, às 16 horas.

Para a segunda fase, foram reservadas quatro datas. As semifinais acontecem nos dias 18 e 25 de março, enquanto as finais estão marcadas para os dois primeiros domingos do mês de abril, nos dias 1º e 8.

Confira a tabela do Campeonato Baiano de 2018

Regulamento

A primeira fase do torneio contará com dez equipes (ao contrário das onze da ultima edição) e será disputada em turno único, por pontos corridos, com os quatro melhores garantindo classificação. Ao contrário do último ano, apenas uma equipe será rebaixada à segunda divisão estadual.

Nas fases seguintes, de semifinais e finais, serão jogos de ida e volta, com os clubes de melhor campanha obtendo o direito de decidir em casa.

Nos métodos de classificação para outras competições, também passam a valer algumas novas regras. Nas competições nacionais, nada muda. Ao fim do campeonato, estarão garantidos na Série D de 2019 os três melhores classificados que não figurem em outras divisões nacionais. Para a Copa do Brasil, também serão destinadas três vagas.

Já a Copa do Nordeste, que a partir da edição 2019 passa a ter um novo formato de classificação, terá garantida em sua fase de grupos o campeão baiano de 2018 e o clube de melhor colocação no ranking da CBF. Haverá ainda uma vaga para a chamada fase preliminar, destinada ao segundo melhor colocado no ranking da CBF, mesmo que este não esteja entre os finalistas da competição estadual.

Promoção: Black Friday FutFanatics com até 85% OFF em toda a loja.


Deixe sua opinião