Acabou a Copa das Confederações, Brasil foi campeão, Neymar deu show e Iniesta chupou dedo. Enfim, é hora de deixar de lado o jogo das estrelas e voltar à realidade do dificílimo – e um tanto desgastante – campeonato brasileiro. E para os rubro-negros não será diferente, pelo contrário, será um fardo mais pesado: manter a boa campanha e alcançar a primeira posição da tabela são duas prioridades inevitáveis na Toca. Para isso, os baianos precisam de um triunfo e do insucesso do líder Coritiba diante do Flamengo no Mané Garrincha.
Para dar o play no plantel leonino na volta do campeonato, neste domingo (7), em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão 2013, o Vitória enfrentará o Goiás, lá no estádio Serra Dourada, a partir das 16h.
Visando manter a boa campanha da primeira fase, o técnico Caio Júnior fez alguns treinos durante a intertemporada, contudo, mesmo assim, terá importantes desfalques para o jogo em Goiânia. Os atletas Deola, Neto Coruja – que, para alguns, sua ausência é uma ajuda – e Luís Alberto, este que em doze meses de contrato, ficará três sem atuar, são os lesionados. Mas, por outro lado, a torcida rubro-negra poderá ter em campo de volta o lateral Nino Paraíba e o atacante Dinei, que não jogaram antes da Copa das Confederações. Sim, para a alegria das “Bianquetes”, o argentino goleador já foi confirmado no time titular. Danilo Tarracha – gravem este sobrenome – será o estreante no nacional nesta partida. Ao todo, possivelmente jogarão: Wilson, no gol; Nino, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Tarracha fazem o setor defensivo; a partir daí, Michel, Cáceres, Cajá e Escudero no meio; o ataque irá a campo com Dinei e Maxi Biancucchi, tendo este último não economizado nas palavras – e elogios – ao o Vitória e a sua torcida numa entrevista exclusiva ao nosso site.
No lado esmeraldino, até uma intoxicação alimentar está atrapalhando os planos do técnico Enderson Moreira. No caso, o reserva imediato do arqueiro Renan – que cumpre suspensão, o veterano Harlei, foi vitimado pelos sintomas. Portanto, resta ao terceiro goleiro, Edson, a chance de defender as cores do time goiano após um ano parado. Ainda na defesa, Ernando e Rodrigo, que mais parece nome de dupla sertaneja, compõem a zaga. Nas laterais, o time será coberto por Clayton Sales e William Matheus. Mais para frente, o técnico escalou os volantes Thiago Mendes e Amaral, além dos meias Hugo e Renan Oliveira. Walter e Erik Lima fecham o alviverde.
E uma boa observação fica para a nação rubro-negra: alerta ligado no árbitro! Em 2012, o apito foi o fiel amigo do Goiás naquela fatídica partida. Na ocasião, o Leão abriu 3 a 0 só que, com a raça dos goianos e, finalmente, com um pênalti inexistente assinalado por Vuaden, o alviverde conseguiu sair do Serra Dourada com a virada histórica de 3 a 4.
Confira a seguir a ficha técnica da partida e a escalação dos dois times para este domingo:
6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013.
Data: Domingo, 7 de julho.
Horário: 16h (horário de Brasília).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA).
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (CBF-RS) e José Eduardo Calza (CBF-RS).
Goiás: Edson; Clayton Sales, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Thiago Mendes, Amaral, Hugo e Renan Oliveira; Walter e Erik Lima Técnico: Enderson Moreira.
Vitória: Wilson; Nino, Gabriel, Victor Ramos, Tarracha; Michel, Cáceres, Escudero e Renato Cajá; Dinei e Maxi Biancucchi. Técnico: Caio Júnior.
Foto: Felipe Oliveira/Flickr Oficial ECV