O ano está no fim. Para o Vitória, a temporada foi de altos e baixos. Após início desastroso, com eliminações precoces e, até mesmo, uma troca de presidente, o time rubro-negro se reergueu no segundo semestre e conseguiu seu principal objetivo: o acesso à Série A. Confira a retrospectiva de 2015, com os eventos que marcaram o Leão nestes últimos 365 dias.
PRÉ-TEMPORADA
Durante a pré-temporada, o, então presidente, Carlos Falcão, anunciou diversos reforços, tais como o volante Amaral, o meia-atacante Rhayner, os atacantes Neto Baiano e Elton, além de Jorge Wagner – este com status de camisa 10.
COPA SP DE FUTEBOL JÚNIOR
Fato tradicional no futebol brasileiro, o primeiro torneio da temporada foi a Copa SP de futebol júnior, com idade limite de 20 anos. Com atuações destacadas de Rafaelson, Nickson, Ramon e Flavio – estes dois seriam titulares do time principal mais tarde – o Vitória chegou até a fase de quartas de final, quando foi eliminado pelo Palmeiras.
COPA DO NORDESTE
Sob o comando de Ricardo Drubscky, na Copa do Nordeste, o Vitória obteve seu primeiro resultado negativo no ano, mas para um velho conhecido. Após eliminações para o Ceará, em 2013 e 2014, o Rubro-negro voltou a cair diante do time cearense. Nesta ocasião, o Leão ficou no empate em 2 a 2, no Barradão, no dia 11 de março, sendo eliminado na semifinal.
CAMPEONATO BAIANO
Ainda sendo comandado por Drubscky, o Vitória disputou o Campeonato Baiano, mas fez sua pior campanha nas últimas décadas. Foi eliminado nas quartas de finais, ao perder de 2 a 0 para o Colo Colo, em pleno Barradão, em 21 de março – neste jogo, Claudinei Oliveira assumia a posição de treinador. No Estadual, foram oito jogos disputados e apenas três triunfos conquistados.
RENÚNCIA DE FALCÃO E ELEIÇÃO DE RAIMUNDO VIANA
Após fracassos nas primeiras competições do ano, Carlos Falcão não suportou a pressão exercida nos bastidores do clube e pela torcida, e renunciou ao cargo de presidente do Vitória. No dia 31 de março, Raimundo Viana foi eleito, por aclamação, para comandar o clube até o fim de 2016.
TÍTULO DO BAIANÃO SUB 20
Se no Campeonato Baiano profissional, o Vitória decepcionou, terminando na quinta posição, os jovens talentos trataram de levantar o troféu. Pelo torneio estadual da categoria sub-20, o Leão conquistou o título diante de seu rival Bahia, vencendo o jogo de ida por 2 a 0 e perdendo por 2 a 1 na volta, quando a taça foi levantada no Pituaçu, dia 1º de maio.
13 de maio: Dia do Vitória e lançamento dos novos uniformes
Em 2015, o Vitória completou 116 anos de história. Como tem sido costume nos últimos anos, o aniversário do clube é também a data que marca o lançamento dos novos uniformes da temporada.
TÍTULO DA COPA DO BRASIL SUB-17
Sob a batuta dos destaques Yan e Eron, o Vitória sagrou-se campeão da Copa do Brasil da categoria sub-17 pela primeira vez, em 19 de maio. Na final, o Leão descontou a derrota de 3 a 1 sofrida na partida de ida. No Rio, venceu o Botafogo pelo mesmo placar e conquistou o troféu nos pênaltis.
COPA DO BRASIL
Diferentemente do feito conquistado pelos meninos do time sub-17, a Copa do Brasil, profissional, marcou mais um resultado negativo para o Vitória em 2015 e, mais uma vez, o palco da eliminação foi o Manoel Barradas. Após empate em 1 a 1 na ida, o Leão recebeu o ASA de Arapiraca, também em 19 de maio, e empatou em 2 a 2, o que eliminou a equipe vermelha e preta ainda na segunda fase.
MARKETING SE DESTACA COM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Em 2015, o setor de marketing também marcou presença entre os principais destaques do ano no Vitória. Entre abril e maio, mesmo com o mau momento do time dentro de campo, foi lançada uma campanha que incentivava a doação de órgãos. A ação aconteceu em algumas partidas daqueles meses. Os jogadores entravam em campo com um escudo removível na camisa. E, no momento da substituição, o jogador retirava o brasão e “doava” ao que estivesse entrando.
INÍCIO DA SÉRIE B E CHEGADA DE VAGNER MANCINI
Ainda em baixa após série de tropeços no primeiro semestre, o Vitória abriu a Série B sendo derrotado em casa. E não demorou para acontecer a terceira troca de treinador do ano. Claudinei Oliveira foi demitido ainda na terceira rodada. Auxiliar, Wesley Carvalho assumiu o comando interinamente e levantou o moral do time. Em 4 de junho, Vagner Mancini desembarcou em Salvador, e foi ele o técnico que permaneceu até o fim do ano.
SEGUNDO LUGAR NO BRASILEIRÃO SUB-20
Na primeira edição do Campeonato Brasileiro sub-20 sob a chancela da CBF, o Vitória voltou a figurar entre os favoritos ao título desde o começo da competição e realizou grande campanha. Chegou à final, mas foi derrotado pelo Fluminense, no Barradão, dia 2 de setembro.
VITÓRIAS EM BA-VIS
Tão aguardado pelas duas torcidas, o primeiro Ba-Vi da Série B de 2015 aconteceu no dia 4 de julho, sob mando de campo rubro-negro. No Barradão, o Leão não deu chances ao rival e aplicou 4 a 1. Na partida de volta, já em 3 de outubro, mais um triunfo. Desta vez jogando na Fonte Nova, o Vitória até saiu atrás, mas acabou por deixar o campo vencendo por 3 a 1.
FUTEVÔLEI TAMBÉM DÁ TÍTULO AO VITÓRIA
No Futevôlei, troféu conquistado também no torneio intermunicipal, com a dupla formada por Ísis Matos e Naty Damas. A final foi disputada em Feira de Santana e as meninas rubro-negras derrotaram Thamara e Luíza por 21×17.
VITÓRIA NA NBB
Uma das novidades de 2015 foi a entrada do Vitória/Universo na principal liga de basquete do Brasil: a NBB. Com um time formado de última hora, a equipe rubro-negra treinada por Régis Marrelli tem o espanhol Alvaro Calvo como principal jogador e até o momento (30/12), soma 18 pontos, na 11ª colocação. São cinco vitórias e oito derrotas até então.
SUB-15 LEVANTA TAÇA DE CAMPEÃO BAIANO
Até os meninos sub-15 levantaram troféu em 2015. Em 27 de novembro, o Vitória disputou a final do Campeonato Baiano da categoria para jogadores de até 15 anos e levou a melhor sobre o rival tricolor.
MAIS UM TROFÉU: CAMPEONATO BAIANO SUB-17
As divisões de base do Vitória, definitivamente, não decepcionaram em 2015. O time sub-17, campeão da Copa do Brasil no primeiro semestre, levantou o troféu de campeão baiano da categoria no mesmo dia do título sub-15: 27 de novembro. Na final, o adversário derrotado foi o mesmo: o Bahia, com direito a 3 a 0 aplicado no jogo de volta.
NA FONTE NOVA, VITÓRIA FAZ A FESTA DO ACESSO
A redenção do Vitória no ano aconteceu em 21 de novembro, data que ficará marcada na história do clube como o dia do acesso à elite do futebol brasileiro. Com mais de 40 mil rubro-negros nas arquibancadas da Fonte Nova, o triunfo de 3 a 0 sobre o Luverdense contou com nervosismo, emoção e golaços. Ao fim da partida, após o triunfo, a torcida pôde comemorar a volta do Leão à primeira divisão.
NORDESTÃO SUB-20 TAMBÉM É DO LEÃO
Mesmo após o acesso, a temporada ainda não tinha terminado para o Vitória. Os meninos da base seguiram na busca por títulos. No futebol, o último deles aconteceu em Maceió. A “fábrica de talentos” do Leão levantou a última taça de 2015 no dia 2 de dezembro, vencendo o Náutico na inal e ficando comm o troféu de campeão da Copa do Nordeste sub-20.
VÔLEI: SUB-20 SAGRA-SE TETRACAMPEÃO BAIANO
Em 6 de dezembro, o Vitória/Escola Parque sub-20 conquistou o Campeonato Baiano da categoria pelo quarto ano consecutivo. O time rubro-negro conquistou as três etapas da competição.
TRADICIONAL EQUIPE DE REMO TAMBÉM CONQUISTA TÍTULO
A equipe de Remo do Vitória voltou a levantar a taça de campeão baiano em 6 de dezembro, recuperando o título perdido em 2014. As regatas foram disputadas na praia da Ribeira.
TÍTULO TAMBÉM NO FUTSAL
O principal clube olímpico do estado sagrou-se campeão também no FutSal. Em 6 de dezembro, o Vitória/FSBA superou o LEM/Vento em Popa e levantou levantou a taça do Campeonato Baiano da modalidade de futebol de salão.
REFORMA DO ESTATUTO
Antes de findar o ano uma comissão formada por conselheiros do Vitória e liderada pelo presidente do Conselho Deliberativo, o deputado José Rocha, aprovou uma proposta de reforma do estatuto do clube, visando abri-lo para a democracia com mudanças nos formatos das eleições, composição de conselho, remunerações de cargos e outros pontos administrativos.
A equipe Arena Rubro-Negra marcou presença em todos estes eventos. Em 2016, não será diferente. O objetivo deste portal será o mesmo: estar presente onde for notícia, para seguir informando com qualidade e responsabilidade.