Início Jogos Análises SPT 1 X 2 VIT: Na briga pelo título

SPT 1 X 2 VIT: Na briga pelo título

10

A torcida Colossal está em festa. O Vitória viajou ao Recife e venceu o Sport na Ilha do Retiro em confronto direto na busca pelo G4. O melhor de tudo é que os três pontos renderam a liderança de volta ao Leão da Barra. Para aumentar a lista de bons motivos para sorrir, o time comandado pelo técnico Léo Condé fez mais uma bela partida defensivamente e soube aproveitar as chances que criou lá na frente: um match perfeito.

O Vitória veio a campo com o mesmo time que venceu o Novorizontino no Barradão e, praticamente, a mesma estratégia. Muita velocidade e aproximação entre Wellington Nem, Osvaldo e Mateus Gonçalves na frente, solidez defensiva com Yan Souto, Camutanga e W.Leonardo lá atrás.

O meio de campo, é bem verdade, continua problemático, especialmente na saída de bola e erros de passe, que renderam contra-ataques ao time da casa. Mas, no geral, o Vitória mostrou que superou a má fase e voltou a caminhar nos trilhos da vitória. Mais uma vez, o Leão teve como principal válvula de escape o ponta Mateus Gonçalves, que fez inclusive a jogada do gol do Leão.

Do ponto de vista tático, o setor defensivo do Vitória foi bem agressivo na marcação, em diversos momentos bloqueando os chutes dos jogadores do Sport. Nesse esquema, os três zagueiros atuam em muitos momentos no 1×1, o que é diferente de quando se monta um esquema onde o primeiro combate é dado pelos volantes. Isso fez com que, em alguns lances, a qualidade dos jogadores do Sport como Luciano Juba e Vagner Love se sobressaíssem e algumas jogadas tenham dado perigo à meta de Lucas Arcanjo. Porém, a cobertura dos laterais e de Dudu apareceram no “bote” certo das jogadas.

Tanto é que o gol do Sport saiu de uma jogada de escanteio, quando Camutanga cortou mal o lance. Tirando isso, no segundo tempo, o Sport pouco produziu em lances de perigo.

Léo Condé muda bem?

Aos 20 do segundo tempo, treinador Léo Condé saca Mateus Gonçalves para a entrada Zé Hugo. Mateus, até então vinha bem, e Zé Hugo não vinha de bons jogos com a camisa do Leão. Mas aí a estrela do atacante brilhou (e a de Condé também). No primeiro lance em que pegou na bola, o atacante se livra da marcação e bate bonito após jogada de escanteio. 2 a 1 Vitória.

Após o gol, o Sport sentiu e não conseguiu mais ter o mesmo ímpeto do começo do segundo tempo. Por outro lado, o Vitória mudou com Léo Gamalho e G.Augusto, que entraram bem e seguraram a bola com experiência no ataque.

O resultado é o melhor dos mundos para o Leão, que ensaiou uma crise de desempenho nas últimas rodadas. Dada a importância do confronto, dá para dizer que o Leão volta aos trilhos na disputa pelo título da Série B 2023.


Deixe sua opinião