Estimados leitores, bom dia. O que vimos até agora do Vitória, é aquilo que estava se maquiando há bastante tempo, desde que regressamos para a Elite em 2008 e fizemos uma campanha mediana, terminando a participação no Brasileiro em 10º lugar, tendo como bônus, uma Sul-Americana como maior conquista. O treinador era o emergente Vágner Mancini.
2009 – Começamos mais uma jornada, cheia de promessas e poucas inovações. A maior aposta do Leão, foi contratar Mauro Fernandes (que atualmente treina uma equipe da Série A), após Mancini ter resolvido ir treinar o Santos. Mauro caiu e efetivaram Ricardo Silva, até que este fosse substituído por Carpegianni. Conquistamos o estadual, não tivemos grandes formatações na equipe, fomos eliminados da Sul-Americana pelo River Plate (Uruguai). Os insistentes esquemas táticos Carpegianísticos, não surtiam mais efeito e o clube esteve de braços abertos para novamente efetivar Mancini pela 3ª vez em tão pouco tempo, como treinador. E por apenas 3 pontos, o Vitória não foi rebaixado (terminou em 13º com 48 pontos). Era o segundo sinal de alerta que estava elucidado, mas que a Diretoria não encarou com a devida seriedade.
2010 – Seria esse o ano das grandes mudanças? Lembro-me de ter escutado em anos anteriores, que existia um “planejamento”, para que fóssemos campeões em 2011. A principal alteração, foi a grande aposta da Diretoria Rubro-Negra em ter Ricardo Silva, desta vez sendo efetivado técnico do clube. Com ele, não tivemos investimentos de alto nível como se esperava, mas conseguimos ser Tetra no Baiano e deixamos escapar o primeiro título nacional, quando perdemos a Copa do Brasil para o Santos. Depois uma outra série de erros se desencadeou, quando houve a demissão de Silva por 1 mês – Período em que esteve aqui Toninho Cecílio e seus ideais de disciplinador. Com ele, o time em minha opinião, foi rebaixado, pois perdemos jogos que jamais poderíamos ter perdido, além de termos sido eliminados da Sul-Americana, ainda na fase nacional. O time ficou rachado e para tentar se redimir perante a torcida, a Diretoria pediu e Ricardo Silva reassumiu o Leão por mais alguns jogos, até que foi demitido para que Antônio Lopes, pudesse tentar dar jeito em algo que já estava mais que anunciado. Caímos e amargamos mais um terrível rebaixamento para a Série B. A Diretoria que inerte estava, inerte se manteve. Apenas negociaram os zagueiros Wallace e Anderson Martins, como mais uma forma de obterem renda, já que o clube teria uma receita menor no ano seguinte.
2011 – Lopes foi mantido no cargo apesar do descenso e as contratações de peso não vieram. O maior destaque foi a vinda de Geovanni e só. O grupo foi “reforçado” por mais apostas e alguns garotos das divisões de base. Muitos altos e baixos durante o estadual e uma eliminação precoce na Copa do Brasil. Chegamos até a final do Baiano à duras penas e perdemos o inédito Penta para uma equipe de menor porte. Uma grande ferida que parecia ter cicatrizado, foi novamente aberta e com várias inflamações. O treinador caiu, o maior ídolo dos últimos tempos ainda presente no clube, foi sumariamente afastado e demitido, como se fosse o único culpado por todos acontecimentos que rondam o Leão. E recentemente Elkeson foi negociado. Já disseram que dinheiro não é problema. Então onde estão as contratações que todos esperamos?! Será mesmo que irão acontecer?! Alguns jogadores chegaram à conta gotas, mas até agora, nada de grande impacto e Geninho resolveu vir para comandar o clube, que até a presente data, só venceu uma única partida, quando o atual auxiliar técnico Ricardo tampão Silva esteve à frente.
Estimados leitores, quis nesta oportunidade fazer essa síntese do que realmente nos vem acontecendo desde 2008 e que muitos ainda julgam serem fatos hipotéticos. Serão mesmo hipotéticos? Será que apenas eu vivenciei esses acontecimentos e só a Diretoria de tantas falácias e poucas ações, ainda acha que todos nós torcedores, estamos satisfeitos com toda essa passividade e falta de seriedade, para com a atual situação do Esporte Clube Vitória?! Que me desculpem os “cegos”, mas já basta! É esse o respeito que merecemos?! Não somos marionetes, muito menos somos obrigados à aceitar de bom grado, aquilo que é imposto pelos dirigentes Rubro-Negros.
Aos que preferem tapar o sol com a peneira, só mais um aviso – Só existem 3 caminhos para o clube : Regressar para Elite ao fim deste ano, permanecer na B ou voltar ao fundo do poço.
Excelente artigo Carlos,acredito que este seja também o pensamento da torcida rubro negra.
Assim também espero, caro leitor!
Ótimo texto. Faz uma bela reflexão das últimas temporadas do rubro-negro baiano.
O sr. Alexi Portela vem jogando todo o trabalho feito nos 5 anos por água baixo, devido a uma política de contratação de tentativas de acertos.
O Vitória conta com 35 jogadores no elenco, quantos realmente tem condições de ser titular?
Por que sr. Uelliton só sai do time por contusão? Por que são sempre as mesmas pessoas que passam informações erradas sobre o elenco para um técnico novo?
Por que o Vitória virou modelo de teste para Geninho armar táticas?
Falta comando no ECV. Infelizmente, teremos que ficar mais três anos com esse presidente, já que o conselho é todo dele.
E ACM morreu.
Torço para que a política seja realmente mudada e a ousadia tome conta deste clube, o mais breve possível.
Nossa esse texto foi um dos melhores que você já escreveu,concordo com tudo que você fala,os torcedores do vitória precisam mudar de postura e cobrar mais atitudes dessa diretoria de 3ºdivisão,do jeito que está não pra ficaa.
Temos que fazer manifestações,levar bandeiras pro estádio,mostrar toda nossa indignação com a diretoria.
Espero que todos que leram o texto de Carlos se conscientizem e pare de se iludir com esse time(e diretoria) atual do vitória.
Obrigado, Matheus. Também espero que muitos tenham lido e consigam ver, o que de fato, sempre tivemos.
Parabéns pelo ótimo texto! É, realmente essa situação já estava se maquiando há algum tempo, a crônica de uma morte anunciada… Mas, ainda assim, apesar do rebaixamento, ano passado tivemos conquistas (Baiano, Nordeste e vice da Copa do Brasil), eram muitos torneios sendo disputados, ainda teve a Sulamericana. E quando foi chegando a reta final da Copa do Brasil, os jogos eram muito próximos do Brasileiro, aí complicou tudo…
O que realmente não entra na minha cabeça são esses resultados medíocres na série B, sem outras competições concomitantes, jogando contra times fracos e sem qualidade. E esse técnico que não encontrou a ‘cara’ do time, não deu um formato, uma personalidade ao elenco… E, como Ítalo postou acima “Por que o Vitória virou modelo de teste para Geninho armar táticas?”. É a mesma pergunta que eu me faço a cada fim de jogo. Cada rodada é uma surpresa, e o pior é que surpresas nada legais.
Sinceramente, falo isso de coração, prefiro Lopes em looping infinito, prefiro até Ricardo Silva no lugar de Geninho. E quanto à diretoria, não está bom, mas pode piorar, sim! E muito! Acho que precisa de muita cautela, prefiro que continue a que está, até vir coisa melhor, do que retorno de ex-presidente oportunista.
Obrigado, Lorena. O meu intuito em fazer um texto tão extenso, foi justamente promover uma reflexão e um debate entre os torcedores, para que percebam que não podemos ficar de braços cruzados, aceitando todas as decisões da atual Diretoria, como se tudo estivesse perfeitamente bem.
Concordo que uma renovação, se faz necessária e seria bem-vinda, mas dificilmente, isso irá acontecer por agora.
Quem se arrisca a escalar o time das pretensas contratações de Beto “Lero” Silveira e que nunca chaaram?
Acho que o grande problema esta com o Beto, apesar de ter sido um otimo profissional nos seus dias de gloria, o mesmo não tem se atualizado e o futebol é um mercado que esta se atualizando a todo momento….
Talvez se estivéssemos a uns dez anos atras, o trabalho dele servisse.
De fato, algumas contratações que foram feitas por ele, são questionáveis mesmo. Mas uma coisa é certa – Se a Diretoria não abrir a mão, dificilmente teremos aqui, reforços que deem um ânimo maior aos torcedores e os incentivem ao comparecimento nos jogos.
é direitoria de segunda canbada de safados aqui só tem guerreiro) seus filhos da [censurado] seus suga sange da desgraça entrega noso vitoria a quem tem conpetencia de ser direitor de club seus [censurado]